Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Carminho, Aurea e Herman José na Feira da Vinha e do Vinho

André Sardet, Aurea, Quim Barreiros, Herman José e Carminho são cabeças de cartaz da 9.ª edição da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, que se realiza de 23 de junho a 1 de julho, no Vale Santo, em Anadia.
Com um orçamento que se adivinha ligeiramente inferior ao de 2011, o cartaz foi divulgado na última reunião pública do executivo de Anadia, sendo também conhecido que só os artistas vão custar à autarquia 57 mil euros (+IVA).
Os preparativos para o certame anadiense ainda estão em curso, contudo a aposta da edição de 2012 é feita em torno da promoção dos produtos “Vinho e Vinha”, que dão nome ao certame. Daí que o setor vitivinícola seja o denominador comum dos festejos que se prolongam por nove dias, tendo a autarquia estabelecido já parcerias com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Estação Vitivinícola da Bairrada e Confraria dos Enófilos da Bairrada que estão a colaborar ativamente no planeamento de alguns eventos que se adivinham muito concorridos.
Para já, podemos avançar que os dias 25, 26 e 27 serão especialmente vocacionados para a fileira da vinha e do vinho, pelo que todas as ações que se vão realizar nestes dias terão como público alvo todos os agentes relacionados com este setor.

Muitas novidades. Uma das principais novidades da presente edição prende-se com a criação do “Espaço Bairrada”, um espaço nobre e privilegiado para provas de vinhos, numa tenda única, de acordo com vontade dos produtores. Este espaço está a ser articulado entre a Câmara e a Confraria dos Enófilos da Bairrada.
Ainda nesta matéria, está a ser organizada pela Comissão Vitivinícola da Bairrada uma conferência/palestra para o setor, com a participação de um conceituado enólogo nacional.
Paralelamente, estão ainda previstos dois show cookings com a presença de dois reputados chefes, Ricardo Costa, premiado com uma estrela Michelin e chef do famoso Yeatman, e um outro nome famoso da cozinha nacional.
Da parte da Confraria dos Enófilos da Bairrada, sabemos que está a organizar uma outra ação, mas que permanece, para já, no segredo dos deuses.

Juntas de Freguesia presentes em força. Uma vez mais, as 15 juntas de freguesia do concelho são convidadas a participar com as suas associações/grupos culturais na dinamização e “exploração” de uma tasquinha gastronómica na designada “Praça do Espumante”.
À semelhança das anteriores edições estão asseguradas atividades desportivas e culturais, paralelas à Feira, animação de rua permanente a circular pela Feira (malabares, pinturas de rosto, música jazz) e fogo de artifício, no último dia da Feira.
Haverá dois tipos de bilhetes (2 euros e 2,50 euros). O bilhete mais caro aplica-se aos dias 23, 24, 30 e 31, dias em que atuam André Sardet, Aurea, Herman José e Carminho.

Programa:
Sábado, 23 junho, Marchas Populares e André Sardet
Domingo, 24, Aurea
Segunda-feira, 25, Tunas e DJ Alvim
Terça-feira,26, Quim Barreiros
Quarta-feira, 27, Festival Rock Bandas de Bar (Banda Red, Sede Bandida, The Real Thing – Faith no More)
Quinta-feira, 28, Tributus: Queen/Super Tramp/Pink Floyd
Sexta-feira, 29, Anadia Fashion ACIB & Disco Katedral
Sábado,30, David Antunes & Midnight Band + Herman José
Domingo, 1 julho, Carminho e Fogo de artifício.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt