Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Parceiros da Rede Social dão a conhecer atividades

A Associação Cultural de Anadia e a Associação dos Amigos da Música de Anadia deixaram de fazer parte do Conselho Local de Ação Social de Anadia (CLAS). Esta decisão foi conhecida no último plenário do CLAS Anadia e, como explicou Dora Gomes, responsável pela Rede Social de Anadia, deve-se ao regulamento interno do CLAS e à própria Lei: “são duas instituições que têm estado ausentes e não mostraram qualquer interesse em continuar no CLAS de Anadia”, que integra presentemente 56 parceiros.

Agenda preenchida. O plenário, que teve lugar na última quinta-feira, dia 24 de maio, no Museu do Vinho Bairrada, serviu ainda para dar a conhecer o plano de ação para 2012. Um ano repleto de ações e iniciativas voltadas para a infância e terceira idade, envolvendo ativamente todos os parceiros.
Assim, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre gerações, estão em implementação no concelho os projetos “Viver Só, Mais Protegido!” e “Conhecer o Isolamento na Terceira Idade”.
Aos presentes, Dora Gomes fez saber que, em junho, começará a rubrica “Era Uma Vez…”; assim como o cinema regressará, a 13 de julho, para os mais pequenos, com o filme infantil Lorax. Ainda a 18 de junho, terá lugar um workshop sobre “Violência contra Idosos” e mais tarde, a 28, decorrerá uma sessão para debater questões da Terceira Idade. Em outubro, o Dia do Idoso será assinalado com teatro e neste mesmo mês decorrerá mais uma edição da Feira Social.

Balanço muito positivo. O balanço das atividades realizadas nos últimos meses não poderia ser mais positivo. De janeiro a maio, a Rede Social de Anadia conseguiu colocar em marcha um conjunto de projetos nas mais diversas áreas. Numa breve retrospetiva dos trabalhos desenvolvidos, o destaque vai para uma palestra sobre Segurança na Terceira Idade; Desfile “Anadia o Carnaval Social”; idas ao cinema; “Brincando com a Dança”; “Movimento sénior é vida!”, que tem já a próxima “aula” marcada para o dia 13 de junho, no Velódromo Nacional, em Sangalhos. Em curso estão ainda os programas “Leitura sem idade” e o “Espaço Internet/Internet no Espaço”.
Durante o plenário, Tiago Mota, gerontólogo do projeto AIDCI (Atividades de Intervenção em Doentes Crónicos e Idosos) da Misericórdia de Anadia, fez um balanço deste projeto destinado a melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas com declínio cognitivo ligeiro ou com síndrome demencial.
Também Joana Santiago, da ACIB, deu a conhecer o Gabinete de Inserção Profissional, localizado em Anadia e que visa apoiar jovens e adultos desempregados.
A enfermeira Fernanda Fernandes falou aos parceiros do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, que pretende apoiar crianças dos zero aos seis anos em risco grave de atraso no desenvolvimento e suas famílias. A funcionar a partir do Centro de Saúde da Mealhada, neste momento identificou, assegura vigilância e encaminhou 40 crianças, das quais 12 do concelho de Anadia.
Também a Loja Social “Salpicos de Carinho” tem um balanço muito positivo da sua atuação. Criada em dezembro de 2010, já ajudou 102 famílias e equipou duas habitações. A funcionar numa loja no Mercado Municipal, este espaço está aberto às terças-feiras, das 9 às 11h e nos 1.º e 3.º sábados de cada mês, das 10 às 12h. Já entregou uma bicicleta, sete camas, cinco colchões, dois cadeirões, três sofás, três carrinhos de bebé, três guarda fatos, duas secretárias e uma máquina de lavar roupa.

Catarina Cerca