Assinar
Anadia // Bairrada  

“Bairrada Meets Coimbra” com balanço muito positivo

“Não podia ter melhor balanço”, refere Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, relativamente à ação “Bairrada Meets Coimbra”, que se realizou no feriado de 1 de Maio, em Coimbra.
Esta, que foi a primeira prova de espumantes Bairrada, fez-se na cidade de Coimbra, no feriado de 1 de Maio, entre as 14 e as 20h, nas Piscinas do Mondego.
Pedro Soares faz, então, um balanço “francamente positivo, uma vez que se conseguiu juntar um número significativo de produtores de espumantes com Denominação de Origem Bairrada e dar uma imagem de qualidade e sofisticada da região”.
Pelas Piscinas do Mondego passaram cerca de 650 pessoas, o que leva o presidente da CV Bairrada a admitir que embora a ameaça de chuva, que colocou alguns condicionalismos, já que a ideia inicial era fazer um evento um pouco diferente, “as expetativas foram até superadas”.
A adesão da restauração e público em geral, ao convite feito pela organização, foi grande. “Para uma primeira iniciativa, estamos muito satisfeitos”, adiantou, sublinhando que, do contacto que teve com os visitantes, o mais positivo foi fazer com que o consumidor e os operadores da distribuição/restauração se apercebam da qualidade dos espumantes com Denominação de Origem Bairrada e que assim, na altura de escolher os seus produtos, prefiram estes”.
Este objetivo, diz, “será um trabalho longo mas que entendo ser fundamental. Valorizar a marca Bairrada impõe um maior esclarecimento ao consumidor sobre as caraterísticas dos produtos aqui elaborados”, afiança Pedro Soares, que registou, com agrado, o significativo número de produtores que se associaram a esta primeira ação de promoção conjunta.
A JB, o presidente da CV Bairrada não deixa também de referir o trabalho desenvolvido pelas gentes de Coimbra em especial, por André e o Eduardo. “Sem eles nada disto seria possível”, diz.
Convicto de que esta é uma iniciativa para continuar acrescenta existirem alguns aspetos a melhorar, muito embora defenda que “essa é uma matéria que devemos discutir internamente, com os agentes económicos associados”.
Acrescente-se que esta mostra pretendeu dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos produtores da Bairrada, na busca pela melhoria de qualidade dos seus espumantes.
Nesta prova de espumantes, realizada em parceria com a Refresh -Coimbra, o visitante, pelo preço simbólico de 5 euros, teve direito a um flute que o habilitou a provar vários néctares bairradinos.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt