Recortes.pt Leia no Recortes.pt

Malaposta: Bombeiros apoiam peregrinos há quatro décadas

O apoio aos peregrinos, que neste mês de maio se dirigem para o Santuário de Fátima, faz-se, na Malaposta, há quase quatro décadas. Por isso, este posto dos Bombeiros Voluntários de Anadia (BVA) é já uma referência para muitos caminhantes, provenientes, sobretudo, do norte do país (Porto, Famalicão, Gondomar, Espinho, Ermesinde, Paços de Ferreira, Braga e Póvoa do Varzim).
À semelhança de anos anteriores, de 4 a 11 de maio, a tenda de apoio, instalada junto ao restaurante “Casa Sargento”, recebe todos aqueles que necessitam de apoios vários. Massagens, lava-pés, tratamento de feridas e de bolhas são as principais solicitações de peregrinos que já trazem nas pernas muitas dezenas de quilómetros.
Aquando da nossa reportagem (7 de maio) já tinham recebido assistência neste local 126 peregrinos que, graças ao trabalho de inúmeros voluntários, recuperam forças para continuar a longa viagem que ainda têm pela frente.
Mário Teixeira, presidente da direção dos BVA, reconhece ser cada vez maior o número daqueles que, em grupos muito bem organizados e seguros, fazem a sua peregrinação até Fátima, sem necessitarem de apoio. Contudo, defende que os postos, como o da Malaposta, continuam a prestar um importante serviço a muitas centenas de pessoas, não deixando de agradecer a todos (bombeiros, pessoas da comunidade, voluntários, farmácias) que colaboram anualmente com a corporação.
O posto de apoio a peregrinos da Malaposta é uma referência: «temos clientes» habituais que todos os anos aqui param. É o caso de um peregrino de Amarante que, pela 18.ª vez, passou e aqui parou”, avançou a JB Delfim Cabeço, da direção dos BVA.
Na Malaposta, a jovem enfermeira Luana Silva é uma estreante nestas andanças e mostra-se muito satisfeita com a experiência e pelo facto de poder auxiliar quem dela precisa.
Nestes quase 40 anos de assistência, é certo que muita coisa mudou, diz Mário Teixeira, reconhecendo que “só com um serviço de muita qualidade, profissionalismo e entrega ao próximo se consegue dar resposta às maiores exigências que hoje se colocam a este tipo de ajudas”.
De referir que a corporação anadiense vai realizar uma procissão de velas em louvor à sua padroeira (Nossa Senhora de Fátima) e de homenagem aos sócios falecidos, no sábado, dia 26 de maio. Antes da procissão terá lugar uma missa, às 9h, na Igreja nova de Anadia. O programa para este dia será oportunamente publicado.
De registar que no passado dia 6, proveniente de Praga, Checoslováquia, passou, mas em sentido contrário, por este posto, um peregrino rumo a Santiago de Compostela.

CC

Pergunta da semana

Vai a algum festival de verão este ano?

View Results

Loading ... Loading ...
Newsletter Powered By : XYZScripts.com