Assinar
Anadia // Bairrada  

Feira da Vinha e do Vinho: Apelo à união e a uma maior aposta na qualidade

 

A inauguração da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia ficou marcada, no último sábado, por um apelo à união dos agentes económicos e do setor, mas também a uma maior aposta na qualidade.
Adelina Martins, diretora da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, convidados para a abertura oficial do certame, deixaram esta nota sobre o que deve ser a aposta do setor vitivinícola da região, por forma a conseguir impor-se nos mercados interno e externo.
Adelina Martins sublinharia a importância de se continuar a apostar na produção de vinhos de qualidade, pois só com qualidade e bons produtos o país poderá avançar e tornar-se cada vez mais competitivo. Aos convidados presentes nesta cerimónia inaugural, destacou que este é um setor com tradição no país e no qual se deve apostar, sendo a região demarcada da Bairrada “uma região com muita história, tradição e de todos conhecida”. A diretora da DRAP Centro daria ainda a conhecer que, no passado dia 19 de junho, fora publicada em Diário da República, a portaria (n.º 193) que designa a Comissão Vitivinícola da Bairrada como entidade certificadora dos produtos vitivinícolas com direito à DO «Bairrada» e IG «Beira Atlântico».
Também Ribau Esteves, presidente da CIRA e da Câmara Municipal de Ílhavo, se mostrou bastante agradado com a realização do certame que “comemora a vida”, referindo-se à importância desta atividade económica que deve apostar na produção de vinhos de qualidade.
“A Feira é fruto do trabalho da Câmara Municipal de Anadia e uma aposta que tem ganho mérito” disse, referindo que, nestes tempos difíceis, a fileira vitivinícola se deve unir: “é necessário estar com mais seriedade, maior comunhão de sinergias”, assim como defendeu que a feira deverá ser “um pretexto para fazer a unidade”.

Aposta da autarquia. Na ocasião, o autarca Litério Marques, referiu-se ao certame como fruto “do empenho” da autarquia, assim como também não esqueceu, a igualmente indispensável colaboração das 15 Juntas de Freguesia e tasquinhas que ajudam a dinamizar o certame.
Na abertura desta 9.ª edição, Litério Marques sublinhou também que a Feira não pode acabar, e que o concelho merece um evento cultural e social desta grandeza: “a vida não é só festa, mas também se faz de festa”, disse.
Refira-se que a Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, organizada pela autarquia anadiense conta, este ano, com parcerias e ações projetadas com vista à promoção da vinha e do vinho. Daí, a maior visibilidade dada aos agentes económicos ali representados, procurando contribuir para a sua divulgação e valorização.
De acordo com Rosa Tomás, vereadora da Cultura da autarquia anadiense “os vinhos da Bairrada são embaixadores de Portugal no mundo, e no contexto em que o país atualmente vive, a valia dos nossos néctares torna-se cada vez mais preponderante”, assim como considera que “os produtores e engarrafadores estão atentos às exigências dos mercados, apostados na excelência, motivados para a inovação e dispostos a correr riscos para conquistarem novos consumidores e consolidarem a sua presença nos mercados nacional e internacional”.
Ao longo destes nove dias, para além das trocas de ideias e de experiências, de negócios ou de pura confraternização, dá-se a conhecer o que a região tem de melhor para oferecer aos visitantes.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt