Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Tudo a postos para a 22.ª Expofacic

Está tudo a postos para a 22.ª Expofacic, este ano de 25 de julho a 5 de agosto. Na visita proporcionada aos órgãos de comunicação social, uma semana antes do arranque, foi possível verificar que já há expositores a montarem os seus stands. Ficámos também a saber, em primeira mão, algumas das novidades que vão marcar esta edição do maior certame do país, do género.

Na entrada principal, o primeiro stand está reservado para a EDP Renováveis, responsável pelo parque eólico na Tocha. Esta entidade, que vai ajudar no Dia do Ambiente, é o mais recente patrocinador da Expofacic (todos os patrocinadores do ano passado se mantêm).

No dia 29 (domingo), a TVI (televisão oficial) fará uma emissão especial, no campo relvado, durante toda a tarde (entre as 14h e as 20h).

Se no passado, achou que havia muitos parques de estacionamento, fique a saber que este ano há mais um. Aos 16 parques de estacionamento, com 100 mil m2, junta-se então outro, com mais 20 mil m2.

Na área agrícola, destaque para o picadeiro, este ano com um programa mais rico e com mais organizações envolvidas. A salientar ainda uma área de 150 m2 com animais selvagens (zebras, capivaras, antílopes, alpacas, etc.) e 100 m2 de aves exóticas.

Noutra zona, mostra de veículos híbridos, com test-drives; uma exposição de meios de transporte, mostrando a evolução da ida à feira quinzenal de Cantanhede, desde 1930; e o Champimóvel, da Fundação Champalimaud, que proporcionará uma viagem ao interior do corpo humano.

Novidade no palco da Expofacic será o sistema de efeitos cénicos, com recurso a super jatos CO2, raios laser, LED Wall e canhões de confettis e serpentinas.

O setor de educação/palco 3 tem, este ano, o maior número de entidades presentes – 20, e uma programação reforçada.

Já a INOVA (empresa municipal responsável pela organização da feira), não terá um stand normal. “Vamos fazer um jardim e um stand todo em madeira, concebido por nós”, explicou o presidente da INOVA, Patrocínio Alves, para quem “Cantanhede tem os jardins mais bonitos do distrito”. “No ano passado, dedicámos o stand ao saneamento, este ano dedicamos aos jardins”, frisou.

A Expofacic está, mais uma vez, completa, com 500 expositores e uma lista de espera semelhante à do ano passado (cerca de 100 expositores).

Para o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, “o mais importante é que a 22.ª Expofacic se mantenha aos mesmos níveis dos anos anteriores”. “Tem-se mantido o crescimento da feira e deve neste momento consolidar-se. Estamos num patamar confortável, para eleger a Expofacic como a melhor feira do país no seu género.” João Moura destacou que, num momento de crise como este, “a qualidade do certame e os preços que temos contribuem para que as pessoas não deixem de visitar a Expofacic.”

Quanto aos segredos para o sucesso, deve-se essencialmente “a uma excelente equipa profissional da comissão organizadora, ao cartaz de espetáculos, tentando sempre trazer os melhores e os que estão com projeção no momento; os preços; e o movimento associativo do concelho, escolas, etc., que sentem de facto a feira como sua”.

Oriana Pataco