Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Autarquia avança com remodelação da rede pública de água

 

São três as empresas que a Câmara Municipal de Anadia contratou para efetuarem a remodelação da rede de abastecimento público de água, nos locais mais críticos do concelho.
Os trabalhos, segundo Litério Marques, iniciaram-se há pouco mais de uma semana, não havendo previsão de quando estarão concluídos.
“São três empresas que estão a trabalhar: duas na freguesias de Sangalhos e uma em Avelãs de Cima”, explicou, dando conta que estas duas freguesias são as que têm apresentado mais situações de ruturas na rede, portanto prioritárias.
Todavia, as freguesias de Avelãs de Caminho e de Mogofores serão também as próximas a ser alvo deste tipo de melhoramentos, na medida em que a taxa de ruturas e problemas no abastecimento de água são igualmente muito elevados.
“Mas repare que os nossos serviços técnicos dos SMAS estão também no terreno, a trabalhar em casos extremos e pontuais que vão acontecendo”, salientou, dando conta da importância que o executivo de Anadia está a dar, no sentido de ultrapassar este grave problema.
Ao JB, o edil anadiense falou à margem da última reunião de câmara, dando conta de que o concelho se debate com redes de abastecimento de água muito antigas (mais de três décadas) e degradadas, que precisam de ser substituídas.
Uma situação que provoca perdas consideráveis de milhares de metros cúbicos de água, com graves prejuízos para os cofres da autarquia.
De resto, nestes últimos meses (inverno e verão muito secos) a situação tem-se agravado de tal maneira que obrigou a autarquia a tomar agora estas medidas extremas.
“Estamos a atuar em várias ruas e a substituir ramais completos”, avançou, dizendo que “sempre que somos confrontados com várias ruturas num mesmo ramal fazemos a sua substituição, pois os remendos já não resolviam o problema. Por isso, não podemos dizer quando os trabalhos serão concluídos ou quanto vão custar”, adiantou. Isto porque, como referiu, “a única certeza que temos neste momento é que vamos ter de manter as empresas enquanto se verificarem estas situações de elevado número de ruturas”, lembrando ainda que depois será necessário proceder ao alcatroamento das vias intervencionadas, ainda que os trabalhos não causem grandes danos nas vias.
A título de curiosidade refira-se que já na Assembleia Municipal de maio de 2011, a bancada socialista se mostrava seriamente preocupada com o desperdício de milhares de litros de água no concelho, com origem alegadamente em fugas e ruturas na rede.
Catarina Cerca
catarina@jb.pt