Assinar
Anadia // Bairrada // Paredes do Bairro  

Anadia: Câmara oferece computador a utente da APPACDM

 

António José Moreira, de 33 anos, utente do CAO (Centro de Atividades Ocupacionais) da APPACDM de Anadia não cabia em si de contente com a prenda que recebeu do executivo da Câmara Municipal de Anadia, na última quarta-feira, dia 22.
A Câmara Municipal deliberou entregar-lhe um computador portátil para que possa usufruir de todas as suas potencialidades, quer no CAO da APPACDM, quer em casa.
O jovem de 33 anos, natural de Vilarinho do Bairro, tem desde bebé paralisia cerebral, sendo há vários anos utente daquela instituição de Anadia.
Devido às suas limitações físicas, é nos computadores que ocupa parte do seu tempo.
Oriundo de uma família humilde e de parcos recursos, pediu ajuda à Câmara Municipal que, sensibilizada com a natureza do pedido, acedeu adquirir um novo computador portátil para este jovem.
Na presença de Madalena Cerveira, presidente da direção da APPACDM e da mãe do jovem, Maria de Lurdes Moreira, o autarca Litério Marques lembrou que, antes das limitações motoras, a maior limitação do jovem era não poder comprar este equipamento agora oferecido.
“A Câmara procede com frequência à substituição de equipamento informático que, muitas vezes, embora já não dê resposta às necessidades da autarquia, está em perfeitas condições para poder ser entregue a coletividades, associações e até instituições de solidariedade social”, explicou, dando conta de que o executivo ficou sensibilizado com o pedido efetuado pelo próprio interessado: “analisamos se teríamos algum equipamento que lhe pudesse servir, mas como é também nosso entendimento de que temos obrigação de ajudar os nossos munícipes, decidimos ir ao mercado e comprar um computador portátil novo para o António”.
Ao jovem fez apenas a recomendação de que lhe dê boa utilização e que o novo equipamento o possa ajudar a nível inteletual a desenvolver todas as suas capacidades. “Gostaríamos de fazer muitas destas ações, mas temos também várias limitações financeiras, havendo outras necessidades também a colmatar, pelo que não podemos aprovar na globalidade todos os pedidos de ajuda que nos chegam”, avançou.
Na oportunidade, António Moreira sublinhou estar muito feliz, já que esta será uma ferramenta de trabalho. “Agradeço à Engenheira Madalena tudo o que tem feito por mim na APPACDM e por me ter dado força para superar esta dificuldade e alcançar esta vitória”.
Madalena Cerveira recordou ainda aos presentes que o jovem, apesar das limitações, é bastante ativo: pertence ao grupo de dança e folclore da APPACDM, sabe escrever, ler e fazer contas e, com ajuda das técnicas e monitoras da instituição, sabe inserir fotos no computador, tendo alguns conhecimentos básicos sobre informática.
Tão feliz como o jovem estava a sua mãe, Maria de Lurdes Moreira, que o acompanhou neste ato. “É o meu único filho e estou muito feliz com esta ajuda que a Câmara nos dá, pois não tínhamos possibilidades económicas para lhe comprar um computador”.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt