Assinar
Cantanhede

Algumas zonas de Cantanhede ainda sem energia elétrica

No último balanço à situação do fornecimento de energia elétrica no concelho de Cantanhede, que ficou sujeito a cortes em todo o território, por feito do temporal do último fim de semana, permanecem ainda problemas pontuais em algumas zonas.

Embora já haja eletricidade em todas as freguesias e a situação esteja a caminhar para a normalidade, há em todo o território algumas ruas onde persiste o corte de energia, em virtude dos danos em postes e linhas caídas.

Este balanço foi efetuado na tarde desta quarta-feira, dia 23 de janeiro, pelos serviços da Proteção Civil Municipal, que continuam a diligenciar regularmente junto da EDP no sentido de serem resolvidas todas as situações de falta de energia elétrica, dando conta das informações dos serviços camarários e dos Presidentes de Junta, que continuam a fazer a inventariação detalhada dos estragos provocados pela intempérie.

Quanto ao abastecimento de água, a situação está perfeitamente regularizada, o que de resto ficou acautelado com a iniciativa da INOVA-EEM em alugar três geradores logo que teve conhecimento de que haveria dificuldades no fornecimento eletricidade, ainda antes de se ter iniciado o temporal. Em termos gerais, o funcionamento do sistema de abastecimento de água não foi muito afetado e apenas em certas zonas de algumas freguesias houve interrupção durante pequenos períodos.

Como medida cautelar, os geradores alugados pela empresa municipal continuam instalados, um no sistema de captação, tratamento e distribuição dos Olhos da Fervença (600 kva) e dois outros nas estações elevatórias das Sete Fontes (200 kva) e Alto de Murtede (150 kva).

Entretanto a Proteção Civil do Município de Cantanhede insiste no apelo aos condutores, para que conduzam a velocidade muito moderada e com particular cuidado, uma vez que as estradas estão ainda com muitos resíduos de árvores, o que pode afetar significativamente a segurança dos veículos, além de que houve danos consideráveis na sinalética.

Entretanto, os serviços do Departamento de Obras Municipais estão no terreno a resolver os estragos provocados a esse nível.