Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: José Ribeiro é o candidato do PSD à Câmara Municipal

O líder da Concelhia do PSD Anadia, José Manuel Ribeiro, será o candidato do Partido Social Democrata à Câmara Municipal de Anadia.
A escolha de José Manuel Ribeiro aconteceu no último sábado, em plenário de militantes, realizado na Curia.
Um evento que reuniu quase duas centenas de militantes, que aprovaram, “por unanimidade e aclamação”, o nome proposto pelas atuais estruturas da Concelhia do PSD.
O atual líder da Concelhia “laranja” vai, assim, concorrer à presidência do município nas autárquicas de outubro, sucedendo ao atual presidente da Câmara Municipal, Litério Marques, que não se pode recandidatar, por ter atingido o limite de mandatos previstos na lei.
JB confirmou que o nome do candidato foi ratificado, no sábado, em plenário de militantes que compareceram em grande número, tendo este sido mesmo um dos plenários mais concorridos de sempre. Também na noite da última segunda-feira, a Distrital de Aveiro do PSD aprovaria por “unanimidade e aclamação” o nome de José Manuel Ribeiro. O nome proposto pelo PSD à Câmara Municipal de Anadia já seguiu para a Nacional (em Lisboa), para ser homologado.
Fonte próxima confirmou ainda que a Concelhia do PSD está já a trabalhar as autárquicas de outubro, nas freguesias do concelho, onde está a ter “boa recetividade” e que em breve vão ser fechados os primeiros processos e dados a conhecer os primeiros candidatos das Freguesias, às autárquicas.

Percurso. José Manuel Ribeiro, formado em Contabilidade e Administração, com especialização em Gestão, assumiu apenas com 26 anos o lugar de vereador em regime de não permanência (1995/1996), tendo em 2001 sido eleito vereador em regime de não permanência para o mandato de 2002-2005.
No quadriénio 2006-2009 foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Anadia, tendo sido responsável pela introdução de profundas alterações regimentais e de funcionamento daquele órgão.
Foi ainda deputado à Assembleia da República e membro de diversas comissões parlamentares. José Manuel Ribeiro foi o subscritor do Projeto de Lei que propôs a elevação de Anadia à categoria de cidade.
Acrescente-se ainda que esta é a segunda vez que José Manuel Ribeiro é escolhido pelo PSD de Anadia para cabeça de lista do partido às eleições locais.
Todavia, em 2009, a sua candidatura acabou por ser rejeitada pela Comissão Política Distrital alargada do PSD de Aveiro, que optou pela recandidatura de Litério Marques, atual presidente da autarquia, que entrou em rutura com a Comissão Política local do PSD.
De referir ainda que Litério Marques presidiu à Câmara, pela primeira vez, entre 1995 e 1996, na sequência dos pedidos de suspensão do então autarca Sílvio Cerveira, tendo sido reeleito nos quadriénios de 1998-2001, 2002-2005 e 2006-2009 e agora 2009-2013. Foi durante o seu segundo mandato que a vila de Anadia foi elevada à categoria de cidade.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt