Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: PSD/Anadia visita Hospital e critica mudanças anunciadas

A Comissão Política do PSD/Anadia reuniu, na última quinta-feira, dia 10, com a administração do Hospital José Luciano de Castro, em Anadia, após ter sido confrontada com informações que apontavam para a alteração do estatuto do Hospital, nomeadamente a sua saída da esfera do setor público para o setor das misericórdias.
Da reunião de trabalho, promovida com caráter de urgência, José Manuel Ribeiro, presidente da Concelhia do PSD Anadia, ficou a saber que, àquela data, o Conselho de Administração do Hospital não tinha qualquer informação relativamente a esta matéria. “Só posteriormente, o PSD/Anadia obteve a informação de que, na realidade, o governo se prepara para entregar a unidade à União Geral das Misericórdias”, mostrando-se totalmente em desacordo com esta intenção.
À Concelhia do PSD/Anadia foi ainda possível aferir que em 2012 foram operadas 863 pessoas, tendo em conta que em 2011 tinham sido objeto de cirurgia 773 pessoas, traduzindo um aumento significativo em relação ao ano anterior.
A unidade hospitalar emprega 132 funcionários, respondendo estes por 11 especialidades, a par da unidade de cuidados continuados, que tem atualmente 20 camas. “O Hospital de Anadia é uma unidade de importância muito elevada para Anadia. Assim sendo, o PSD/Anadia não pode ficar indiferente na defesa dos interesses do município”, acrescentou.
Na referida visita, o PSD/Anadia constatou que o Hospital possui “excelentes instalações” e que em termos de qualidade, “está num patamar muito elevado em relação a várias outras unidades que se encontram em funcionamento na região”.
José Manuel Ribeiro referiu que o Hospital “é exemplar e que apresentou, no final de 2012, um resultado líquido positivo, que não tem endividamento bancário e que paga aos seus fornecedores a 30 dias”. Acresceu que “à boa situação financeira deve ser realçado o seu enorme valor na prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade, ministrados por profissionais empenhados, devotados e competentes”. Por isso, para o presidente da Concelhia “laranja” qualquer fragilização do Hospital só merece um comentário: “O PSD/Anadia é completamente contra qualquer processo que debilite o nosso hospital e tudo fará para contrariar tal situação”. Prosseguiu afirmando que “já bastou o ataque de que foi alvo por parte do governo socialista de José Sócrates, quando efetuou o “criminoso” encerramento das Urgências que ainda está bem presente na cabeça das pessoas, o que abriu a porta à degradação da importância do hospital”.
De relembrar que o líder “laranja” de Anadia, enquanto deputado à Assembleia da República, protagonizou várias iniciativas parlamentares contra o fecho das Urgências. José Ribeiro recorda que se tratou de “uma luta titânica mas justa, em que prevaleceu a maleficência e que, infelizmente, contou com dirigentes partidários locais a apoiar este encerramento, num ato político de deplorável submissão ao governo da época, não defendendo assim o interesse dos anadienses”.
Por isso, diz estar empenhado em apresentar à tutela “mais um documento a defender e a proteger o Hospital, realçando a sua qualidade e a necessidade da sua manutenção, garantindo a subsistência das suas variadas valências (especialidades) e protegendo o vínculo laboral das 132 pessoas que trabalham no nosso hospital. Lutaremos até ao limite das nossas forças!”, disse.
“Não poderão ser postos em causa os postos de trabalho de cada uma das pessoas que aqui prestam os seus serviços com elevado sentido de profissionalismo e competência, nem poderão ser colocados em causa os serviços de saúde prestados à população e imprescindíveis para a satisfação das suas necessidades nesta área”, retorquiu José Ribeiro.
A finalizar, não deixou de lançar um “repto a todos os agentes políticos locais, para secundarem o PSD/Anadia nesta luta justa e válida, e que requer o esforço de todos, sem demagogias, manipulações e politiquices sem sentido”.