Assinar


Anadia // Bairrada  

Anadia: Novo parque infantil e desporto radical na cidade

“Não deixo nenhuma obra por pagar. “Quem o afirma é Litério Marques, que cumpre os últimos meses na liderança da Câmara Municipal de Anadia. Nesta reta final de mandato, as críticas têm vindo a subir de tom, sobretudo porque há equipamentos relacionados com a regeneração urbana da cidade que tardam a entrar em funcionamento.
Aliás, nas redes sociais sobem de tom as críticas aos espaços como o “Domus Café” e o edifício “Serviços de Proximidade” que integram a polémica obra da regeneração urbana, orçada em mais de três milhões de euros e que veio revolucionar o centro de Anadia.
Quanto às críticas, Litério Marques defende-se dizendo que “não se governa com a mesma facilidade que se conversa nas redes sociais e que existem programas e burocracias a cumprir e respeitar”. Por outro lado, defende que só agora foi possível publicar o anúncio referente à hasta pública para a entrega do “Domus Café”. Um espaço que para além da zona de cafetaria, terá à disposição as novas tecnologias da comunicação, nomeadamente, ligação pública à internet.
Quanto ao edifício “Serviços de Proximidade”, destinado a centralizar serviços de atendimento ao público e de proximidade ao cidadão, diz ser uma mais valia para o município.
“Se o quiséssemos usar, já o teríamos feito. Vivemos numa incógnita quanto ao futuro”, refere, dando conta de que aquele espaço poderá vir a ser ocupado por uma espécie de “mini-loja do cidadão”, ou algo no género, realçando que desta forma a Câmara Municipal está preparada para o futuro e tem, de reserva, instalações capazes que possam ser a resposta certa aos desafios que o futuro trouxer.
“Imagine que se decide agregar municípios. Conhece algum município na região com instalações capazes de dar resposta a tamanho desafio? Anadia pode, porque as tem.”
Por outro lado, Litério Marques entende que este equipamento poderá, num dos andares, receber os Serviços Municipais, libertando espaços agora ocupados por estes serviços.
“Não temos pressa. Temos de ter cuidado para que o investimento seja proveitoso para o concelho”, diz, dando nota de que junto à nova Praça da Juventude vai nascer, em breve, um moderno parque infantil, associado a desporto radical.

C.C