Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Gabriel o Pensador, José Cid e Mastiksoul na Expofacic

Depois do anúncio dos Keane (3 de agosto, sábado) como cabeças de cartaz da XXIII Expofacic, o programa passa a integrar mais nomes que prometem casa cheia: Gabriel o Pensador, músico genial da nova geração de autores e compositores brasileiros, sobe ao palco a 2 de agosto, antes da atuação do talentoso e sempre estimulante Mastiksoul; José Cid regressa a Cantanhede a 26 de julho, dois anos depois do inesquecível concerto que levou ao rubro o público que enchia o recinto de espetáculos do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus.

Gabriel o Pensador é o nome artístico do rapper, compositor e escritor brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro a 4 de março de 1974, tendo irrompido na cena artística do Brasil ao lançar uma fita demo com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, cujo êxito levou a que fosse de imediato contratado pela Sony Music. Com esta editora lançou sete álbuns, sempre muito bem acolhidos pela crítica e pelo público, no Brasil, em Portugal e em outros países.

Quanto a José Cid, aguarda-se também um espetáculo memorável, semelhante àquela que o artista proporcionou na edição de 2011 da Expofacic, na qual, acompanhado pela sua Big Band, realizou uma entusiasmante viagem de tons revivalistas por aquela que é considerada, muito justamente, uma das mais brilhantes e consistentes carreiras na música portuguesa.

Recorde-se que confirmados no cartaz de espetáculos estavam também já os britânicos Liquideep (depois da atuação dos Keane, a 3 de Agosto), Richie Campbell e Pete Tha Zouk (25 de julho, quinta-feira), Xutos & Pontapés (27 de julho, sábado), Tony Carreira (28 de julho, domingo), Carminho e Azeitonas (29 de julho, segunda-feira), Resistência (31 de julho, quarta-feira) e Rui Veloso (4 de agosto, domingo).

No que diz respeito ao palco 4, há mais duas novidades, designadamente Pedro Cazanova (26 de julho, sexta-feira) e DJ Overule (2 de agosto, sexta-feira), depois dos já anunciados DJ’s da RFM, António Mendes e Dj Rich, que no dia 3 de agosto se vão encarregar de fazer daquela zona do recinto uma autêntica pista de dança. De resto é isso o que o público mais jovem pode esperar dos outros DJ’s que a organização da Expofacic tem em agenda e cuja contratação deverá ser concretizada nos próximos dias, tal como os artistas para preencher o cartaz dos restantes dias.