Assinar
Anadia // Bairrada  

Hospital de Anadia: Serviço de radiologia sem lista de espera

Sabia que pode dirigir-se ao Hospital José Luciano de Castro (HJLC), em Anadia, e efetuar radiografias, ecografias e mamografias sem estar sujeito a listas de espera? Pois é, para além da maioria da população desconhecer que é possível recorrer a este vasto conjunto de serviços no Hospital de Anadia, poucos saberão que podem marcar os exames e efetuá-los em poucos dias, ou mesmo no próprio dia, no caso de um simples RX.
Maria João Carvalho, médica radiologista do HJLC, sublinha que após o grande investimento realizado em 2007, ao abrigo de uma candidatura ao Programa Saúde 21, na reformulação de todo o espaço físico afeto a este serviço, foi igualmente renovado todo o equipamento de radiologia. Dotado com moderna tecnologia, o Hospital de Anadia tem, neste momento, duas salas de radiologia, gabinete de ecografia e de mamografia ao serviço da população da região que serve.
Maria João Carvalho dá conta que fruto desse investimento, acabaram as películas, sendo agora tudo digitalizado, agilizando a forma de trabalhar mas também garantindo uma maior segurança, fiabilidade e rigor nos diagnósticos realizados.
“Os exames são todos relatados” e entregues nos Centros de Saúde de Anadia e Aguim pelo motorista do Hospital ou enviados por correio para os outros Centros e Extensões de Saúde. “Temos tudo preparado para o envio eletrónico dos exames mas falta articular essa possibilidade com as Unidades de Cuidados de Saúde Primários”, refere a médica, dando conta de que muitos pacientes continuam a preferir vir levantá-los, em mãos.
Admitindo que a capacidade máxima ainda não foi atingida, o serviço de radiologia está a fazer neste momento uma média de 3.500 ecografias/ano; 7 a 8 mil RX/ano, e 300/400 mamografias/ano.
A rapidez na marcação, que pode ser presencial ou por telefone, e realização dos exames, é destacada pela médica que refere estar este serviço aberto diariamente, das 9 às 13h e das 14 às 17h.
Falta de uma paragem de autocarros. “Temos notado alguma dificuldade nos meios de transporte, ou seja, a falta de uma paragem de autocarros ao pé do hospital (que existiu noutros tempos). Essa situação veio afastar muitos utentes, pois quem mais se queixa são precisamente as pessoas mais idosas, com mais dificuldade de locomoção e com poucos recursos, já que as duas paragens de autocarro mais próximas estão junto à Secundária e ao Centro de Saúde que estão a uma distância considerável desta unidade hospitalar”.
Ecografias, RX e Mamografia. Depois, é um facto que a grande maioria das pessoas ainda desconhece a oferta destes serviços, de grande qualidade: “desde o encerramento do serviço de Urgências dá a ideia que as pessoas interiorizaram que os outros serviços iriam acabar também. Não é assim e a prova é que estamos cá”, diz, admitindo que os médicos de família, nos Centros e Extensões de Saúde também poderiam estar mais sensibilizados e encaminhar os pacientes para estes recursos que temos no concelho, evitando deslocações desnecessárias para fora de portas, que saem bem mais caras às pessoas. Maria João Carvalho destaca ser igualmente necessário “desmistificar essa ideia, porque estamos abertos a toda a população com um leque de serviços que vai desde as ecografias mamárias, abdominal, renal, vesical, tiróide, prostática, prostática trans-retal, até todo o tipo de RX e mamografias”.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt