Assinar
Bairrada // Desporto // Mealhada  

Luso vai ser a capital do desporto no próximo fim de semana

O desporto vai marcar a agenda do próximo fim de semana no Luso. A vila termal vai acolher três importantes eventos desportivos a nível nacional: a Rampa Histórica Luso Bussaco 2013, que o ano passado contou com 50 participantes e mais de quatro mil espetadores e nesta segunda edição tem já 74 inscritos; o 1º Luso Trail, que na sua estreia tem já mais de 700 inscritos; e os Campeonatos Nacionais de Atletismo ANDDI – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, que já têm levado centenas de participantes e apoiantes ao Centro de Estágios do Luso. Dois dias inteiramente dedicados ao desporto, que prometem levar uma multidão à vila, agitar o turismo local e colocar o Luso no calendário desportivo nacional.

É já no próximo sábado que arranca o fim de semana desportivo no Luso, com o início dos Campeonatos Nacionais de Atletismo ANDDI, no Centro de Estágios. Será lá que se vai reunir a nata do atletismo, sendo garantido que estarão em ação os melhores atletas nacionais das cinco áreas de deficiência. O evento, que começa no sábado à tarde e prossegue no domingo, será o primeiro grande teste da época sobretudo para os atletas que integram o Projeto Paralímpico Londres 2012. O evento vai ser validado pelo International Paralympic Committee, representado pelo espanhol Juan Miguel Sanchez, que assegurará o reconhecimento internacional dos resultados e sua contabilização para o ranking mundial.
Já no domingo, logo pela manhã, o atletismo prossegue a par com os treinos para a mítica Rampa de Velocidade Luso Bussaco, organizada pelo clube LusoClássicos. Uma corrida emblemática, que junta pilotos, entusiastas e principiantes ao volante dos seus bólides clássicos e antigos, numa subida ímpar ao longo da EN 234. Um evento que é mais do que uma manifestação desportiva de automobilismo, é uma concentração turística que reúne no seu trajeto a adrenalina e a beleza das curvas da Serra do Bussaco. A manhã fica para os treinos. As provas oficiais, compostas por três mangas, arrancam ao início da tarde, com a partida junto aos “Armazéns Triunfo”, à entrada para o Luso, e a chegada na mesma via, três quilómetros depois, antes da cortada para o Museu Militar, no acesso à Mata Nacional do Buçaco.

Nesta segunda edição da Rampa Histórica Luso Bussaco, tudo se encontra em máxima força, com uma estrutura que envolve mais de 60 elementos organizativos, 15 entidades externas e os já 74 inscritos na prova. “Inicialmente estava previsto um limite máximo de 50 participantes mas dado a recetividade e o sucesso de 2012, a organização viu-se na obrigação de reestruturar a ‘máquina’ e colocar novas metas e novos limites: 74 veículos que variam a partir dos anos 50 até aos dias de hoje, puramente desportivos”, informou o LusoClássicos em comunicado de imprensa, adiantando ainda que para “garantir o sucesso da prova, quer ao nível de imagem, público e segurança, a Mata Nacional do Buçaco vai estar aberta ao trânsito automóvel durante todo o dia de prova”.

Também no domingo, pelas 10h, a vila do Luso e a serra do Buçaco estreiam-se na primeira edição do Luso Trail. Uma iniciativa organizada pelo Atletas.net, que tem a particularidade de juntar num mesmo evento a corrida em montanha (também designada de Trail) e o BTT, aproveitando o facto de as duas modalidades terem em comum a natureza como palco da sua atividade. Uma prova que, nas palavras do diretor do Atletas.net, José Manuel Henriques, “pode ser encarada para muitos como uma primeira experiência, quer na corrida de trail como no próprio BTT. Existem várias opções à escolha: BTT de 20 e 40 quilómetros e na Corrida de Trail temos os 20 e 10 quilómetros, sendo que nos 10 quilómetros podem ser feitos na vertente da Caminhada. E tudo com percursos distintos», refere. “A região é fantástica para a prática de qualquer uma das modalidades e por isso pensamos estarem reunidas as condições para que o Luso Trail possa de facto ser uma referência futura das atividades desportivas do concelho da Mealhada, tanto mais que é expectável que a maioria dos participantes possam aproveitar para visitar a região», conclui José Manuel Henriques.
Os três eventos desportivos contam com a colaboração da Câmara Municipal da Mealhada. Um fim de semana marcado por um excelente calendário desportivo, que tem tudo para a promoção e dinamização do Luso e do próprio concelho da Mealhada. As unidades hoteleiras da vila estão lotadas com os participantes das provas e espera-se que a vila receba milhares de visitantes que, com toda a certeza, vão agitar a economia e o turismo local.