Assinar
Anadia // Ancas // Bairrada  

Culturas: Semana Cultural do Club de Ancas faz homenagem póstuma a José Roberto Simões

O Club de Ancas, à semelhança de anos anteriores, realiza, de 7 a 15 de dezembro, mais uma Semana Cultural de Ancas.
Nessa mesma semana será levado a palco uma homenagem póstuma do seu diretor José Roberto Simões da Silva, falecido em março do corrente ano, vítima de doença oncológica, sendo propósito do Club de Ancas aproveitar a iniciativa para angariar fundos para a instituição e para a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (vontade expressa da Direção do Club de Ancas, da família e dos amigos que organizam a iniciativa).

Homenagem sentida da saudade e reconhecimento. José Roberto Simões Silva (13-12-1972 | 28-03-2013), natural de Luso-Angola, frequentou a Escola Primária de Sangalhos, EB 2/3 de Oliveira do Bairro e Escolas Secundárias de Oliveira do Bairro e Anadia. Bacharel pelo ISCIA do curso de Administração e Secretariado, foi na música que exerceu a sua principal atividade profissional.
Instrumentalista e Professor, o José Roberto fez o seu percurso de músico na União Filarmónica de Oliveira do Bairro, no Conservatório Gulbenkian em Aveiro e na Universidade de Aveiro.
Foi professor de música no Colégio D. João Bosco em Mogofores e Colégio de S. José em Coimbra, tendo sido igualmente professor de guitarra em várias escolas da região centro. Tendo participado em vários projetos musicais enquanto profissional, foi dirigente (Coordenador do Núcleo Cultural do Club de Ancas) e dinamizador de grande parte dos projetos culturais da instituição, nomeadamente da Escola de Música, do Festival Internacional de Folclore e da Semana Cultural.
Da sua paixão pela música resultou também um conjunto de projetos musicais nas mais diversas áreas e sonoridades. Destacando-se a sua versatilidade como guitarrista, foi igualmente membro fundador da Tuna Conara Bebicosa (ISCIA), Tuna Universitária de Aveiro, Grupo de Fados Tertúlia Bairradina e Grupo de Fados Baga Madura, projetos ligados ao mundo dos fados e guitarradas.
Após doença prolongada, faleceu aos 41 anos, nos HUC.

Noite de Fados – tributo a José Roberto. “Porque o fado é saudade”, dia 13 (sexta-feira, pelas 22h), presta homenagem a José Roberto com a presença de amigos, fadistas e guitarristas: Horácio Seabra Branco, Fernando Monteiro, Sara Xavier, Sérgio Vilarinho, Paulo Valente, Luís Botelho, Ernesto Garrelhas, Alexandre Barros, José Xavier e José Carlos Andrade. Neste tributo a José Roberto estarão ainda Tertúlia Bairradina, Grupo de Fados Baga Madura, Grupo de Fados de Aveiro e amigos.

Programa
Domingo, dia 8: 109.º aniversário Club de Ancas. Missa Solene, seguida de almoço (13h); 15h – Concerto RFM.
Quarta-feira, dia 11: 21h30 – B-Club; “Tertúlia – O Futuro Cultural e social na União de Freguesias”.
Sexta-feira, dia 13: pelas 21h30 – “Porque o Fado é Saudade”, noite de fados no Club, com Tertúlia Bairradina, Grupo de Fados Baga Madura, Grupo de Fados de Aveiro, Trovas e Serenatas e amigos.
Sábado, dia 14: 21h30 – “Sarau Cultural” – Dança Jazz|Hip-Hop|Yoga|Zumba|Club Sénior|Escola de Música|Danças de Salão (Coletividade Popular Coutada de Ílhavo); 00h – Concerto Crazy Cunch
Domingo, dia 15: 15h – Baile Dançante com Trio Bairrada com Aroma da Terra.