Assinar
Anadia

Anadia: Município presta homenagem ao estadista José Luciano de Castro

 

A Câmara Municipal de Anadia vai assinalar o centenário da morte de José Luciano de Castro, numa cerimónia de homenagem ao estadista, que terá lugar no próximo dia 9 de março, a partir das 15h, nos Paços do Município.
Na sessão solene, a realizar no Salão Nobre, usarão da palavra Manuel Cardoso Leal, autor da biografia sobre José Luciano de Castro editada há precisamente um ano, e António dos Santos Justo, professor catedrático e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Seguir-se-á a apresentação do programa de homenagem a ser desenvolvido ao longo do ano 2014, o lançamento de uma monografia e, ainda, uma cerimónia junto ao monumento ao estadista, na Praça do Município.
Na ocasião, estarão patentes, no piso superior dos Paços do Município de Anadia, uma exposição sobre a vida e obra de José Luciano de Castro e uma mostra documental, que, a partir de 10 de março e até 5 de abril, poderão ser visitadas na Biblioteca Municipal de Anadia.
Biografia. José Luciano de Castro nasceu em Oliveirinha (concelho de Aveiro) em 1834, mas foi em Anadia que casou e teve residência, tendo aqui falecido no dia 9 de março de 1914.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, destacou-se como jurisconsulto, jornalista e político. Neste âmbito, foi repetidamente eleito deputado, chefiou o Partido Progressista e abraçou cargos ministeriais, sendo chamado a formar governo em três ocasiões.
Na esfera local, contribuiu para o desenvolvimento da estância termal da Curia e surgimento da produção de espumantes na Bairrada, mas também, e principalmente, no apoio dado aos mais carenciados.
Entre outras ações beneméritas, José Luciano de Castro foi o primeiro irmão fundador da Santa Casa da Misericórdia de Anadia e, após a sua morte, a viúva e as filhas promoveram a construção de um hospital-asilo a que deram o seu nome, designação que ainda hoje mantém.