Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: O melhor do cartoon mundial a visitar no Museu do Vinho Bairrada

É mais um motivo de grande orgulho para o município de Anadia e para o Museu do Vinho Bairrada em particular, a exposição temporária, inaugurada no último sábado, e que permitirá à Região Centro conhecer o que de melhor se faz no cartoon a nível mundial.
Através de uma parceria com o Museu Nacional de Imprensa e que, segundo o seu diretor Luís Humberto Marcos, deverá muito em breve culminar na assinatura de um protocolo com o Museu do Vinho, é possível até final de abril conhecer trabalhos de grande qualidade, integrados no “PortoCartoon – 15.º Festival Mundial de Cartoon: Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
Com esta exposição, “reafirmamos a vocação do Museu do Vinho em acolher e dinamizar exposições de grande impacto artístico”, sublinhou o diretor do Museu, Pedro Dias, que apresentou depois de forma breve o que seria visto de seguida: “esta exposição de cartoons reúne os melhores trabalhos do 15.º PortoCartoon-World Festival (2013), dedicada aos valores «Liberdade, Igualdade e Fraternidade»”. PortoCartoon que é considerado o principal evento de cartoon realizado em Portugal.
Nesta 15.ª edição, o júri apreciou cerca de 1700 obras de mais de 500 artistas, de todos os continentes. O Irão, com 121 trabalhos de 41 artistas, foi o país com maior participação. Graças a esta 15.ª edição, o PortoCartoon reforça o seu lugar no pódio dos concursos internacionais de desenho de humor e justifica a pertinência da classificação do Porto como “capital do cartoon”, atribuída em 2008.
Na mesma ocasião, foi inaugurada uma outra mostra temporária, “Nem tudo o que borbulha é Espumante”, do artista plástico João Amílcar, que integra uma original instalação artística em vidro, intitulada “Pegada Ecológica do Vinho”, concebida propositadamente para este Museu, e ainda diversas pinturas a vinho. “Esta exposição visa chamar a atenção para o consumo dos recursos naturais necessário para mantermos o nosso estilo de vida”, afirmou o artista João Amílcar, que todos os dias mantém “um diálogo terrível entre a engenharia [é engenheiro agrónomo] e a arte”. A “Pegada Ecológica do Vinho” visa sensibilizar para a importância da redução energética, reciclagem e reaproveitamento dos materiais utilizados no setor vitivinícola, nomeadamente o vidro e contou com a colaboração de uma empresa do município de Anadia, a Vidrologic.
Ambas as exposições estarão patentes até ao próximo dia 27 de abril, podendo ser visitadas no Museu do Vinho Bairrada de terça a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h, e fins de semana e feriados, das 10 às 19h.