Assinar
Bairrada // Vagos  

Vagos: Prémio Carreira para Pe. António C. Martins

Atual diretor do Centro Social e Bem Estar de Ouca, que fundou em 1984, o Pe. António Correia Martins acaba de ser distinguido com o “Prémio Carreira/ 2013”.
A entrega do galardão decorreu, no último sábado, na 10ª edição da gala “Vaga D’Ouro/Crédito Agrícola”, uma vez mais organizada pela Vagos FM e jornal O Ponto.
Natural da freguesia de Trofa do Vouga, o Pe. António foi ordenado sacerdote em junho de 1953, por D. João Evangelista Lima Vidal. Primeiro padre da paróquia de São Martinho de Ouca, criada por decreto de 8 de junho de 1956, tem desenvolvido vasta obra naquela freguesia. A ele se devem, entre outras iniciativas, a criação da freguesia civil de Ouca, e a construção das capelas de Rio Tinto, Carregosa e Tabuaço.
No plano social, lançou-se na construção do lar de idosos, que inaugurou em 1984. Anos mais tarde, avançaria para o complexo social para idosos, crianças e formação profissional, reconhecida de utilidade pública. Dedicado peregrino do mundo, quando foi necessário garantir apoio financeiro para a sua obra, o Pe. António Martins é tido como “um homem bom, com os olhos sempre postos no bem e no futuro”.
Foram igualmente galardoados: Paulo Frade (Cultura), Pe. David Novo (Social), Colcal – Voleibol do Colégio de Calvão, e Rita Cheganças (Desporto), Vagoleite (empresarial) e Silvério Regalado (Política).
EJ