Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Conselho Municipal de Segurança analisa problemas prementes

O Conselho Municipal de Segurança de Anadia reuniu no dia 28 de março, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, naquela que constituiu a primeira reunião do novo mandato, que estará funções até 2017.
Na ocasião, Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, deu as boas vindas aos conselheiros que agora iniciam o seu trabalho no quadro desta entidade de âmbito municipal, com funções de natureza consultiva, de articulação, informação e cooperação em matéria de segurança.
Constituído por 22 membros, que representam diversas áreas da sociedade civil, o Conselho Municipal de Segurança de Anadia procura obter um conhecimento, tão completo quanto possível, da realidade do concelho em termos de segurança, para que possam ser formuladas propostas de solução para os problemas detetados, bem como participar em ações de prevenção, promover a discussão sobre medidas de combate à criminalidade e à exclusão social.
Da agenda da reunião fez parte a análise e discussão dos objetivos e competências deste Conselho. No intuito de tornar mais produtiva e eficaz a sua atuação, foram ainda constituídos grupos de trabalho dedicados à Marginalidade e Criminalidade, Exclusão Social, Educação Cívica, Proteção Civil e Ambiente.
Os Conselheiros tiveram oportunidade de manifestar a sua preocupação pela forma como estão a surgir problemas de segurança entre as camadas mais jovens da população, com comportamentos desviantes, nomeadamente em ambiente escolar. Foram ainda tecidas algumas considerações sobre a situação dos idosos, nomeadamente no que respeita ao seu isolamento e ao seu acolhimento por parte das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.