Assinar
Bairrada // Mealhada  

Celebração da Semana Santa faz jus à tradição religiosa da Mata do Buçaco

O programa de celebração da Quaresma e Semana Santa 2014, que decorre até 21 de abril, vai fazer jus à grande tradição religiosa da Mata Nacional do Buçaco, ligada à presença da Ordem dos Carmelitas Descalços, desde o século XVI. Neste ex-líbris do concelho de Mealhada, existe um património religioso único, como a Via-Sacra, réplica única de Jerusalém, com os 14 Passos da Paixão e os 6 Passos da Prisão, passando por vários pontos de interesse como sejam as Capelas dos Passos da Prisão e da Paixão de Cristo (especialmente Pretório e Calvário).

Caso os visitantes estejam interessados em realizar o Trilho da Via-Sacra com orientação dos monitores da Fundação, este serviço tem um custo de 5 euros por pessoa, sendo as visitas organizadas mediante pedido, para grupos com um mínimo de 15 pessoas. Aceitam-se pedidos de realização de visitas para grupos com menos de 15 pessoas, aplicando-se o valor da visita para 15 pessoas. Mais informações e reservas através do 231937000 ou turismo@fmb.pt.

Atividades religiosas (em colaboração com a Paróquia do Luso):

A bênção e procissão de ramos será a 13 de abril, pelas 11h15, na Igreja Paroquial de Luso, com missa incluída.

Dia 17 de abril (Quinta-feira Santa) realiza-se a Missa da Ceia do Senhor, pelas 19h, na Igreja Paroquial de Luso. A Celebração da Paixão do Senhor está marcada para dia 18 de abril, pelas 18h, na Igreja Paroquial de Luso. A Solene Vigília Pascal, também na Igreja do Luso, será a 19 de abril e no dia 20 de abril, pelas 8h decorrerá a Eucaristia Pascal, seguida de procissão.

Por fim, no dia 21 de abril, pelas 17h, será realizada a Visita Pascal ao Convento de Santa Cruz do Buçaco e ao Palace Hotel do Buçaco.

Atividades lúdicas:

No âmbito da iniciativa “Quaresma e Semana Santa 2014”, na Mata do Buçaco, vai realizar-se a oficina “Os Ovos do Coelho – Mito ou Realidade?”, no dia 17 de abril. Esta iniciativa é uma das novidades do setor educativo da Fundação Mata do Buçaco e terá um custo de participação especial (50% atendendo à época festiva). A atividade decorre em dois períodos do dia: das 10h às 12h e das 14h às 16h. O preço por participante é de 5 euros. Inscrições: setoreducativo@fmb.pt.

À semelhança dos anos anteriores, vai realizar-se dia 19 de abril (sábado), mais um Peddy Paper noturno. O ponto de encontro é no Convento de Santa Cruz do Buçaco. A atividade começa às 20h e terminará cerca das 22h. Inscrições: turismo@fmb.pt ou 231 937 000. Preço por participação: 10 euros.

No âmbito das Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Fundação Mata do Buçaco realiza um desconto extraordinário de 50% no custo de entrada no Convento de Santa Cruz do Bussaco. Aquele espaço está aberto das 10h às 13h e das 14h às 19h.