Assinar
Anadia // Bairrada  

Feira quinhentista assinala 500 anos de forais em Anadia. Chuva não estraga festa que em 2015 pode ter nova edição

No ano de 1514, D. Manuel I outorgou 13 cartas de foral a terras do atual concelho de Anadia. No passado dia 29 de maio (feriado municipal), Anadia assinalou os 500 anos dos Forais Manuelinos através de uma recriação do quotidiano das suas terras, permitindo aos anadienses e aos forasteiros assistir à dramatização de diversas cenas da vida local. A tarefa foi exemplarmente desempenhada pela Companhia de Teatro Viv’Arte, de Oliveira do Bairro, que fez uma recriação histórica da época, à qual se associaram Juntas de Freguesia e várias associações e coletividades concelhias. Destaque para dois momentos altos: a recriação do processo de outorga dos forais, a inquirição aos homens bons, com vista à preparação das cartas de foral, e a entrega destas aos representantes dos 13 concelhos (Aguim, Anadia, Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima e suas anexas, Boialvo, Carvalhais (juntamente com Ferreiros, Fontemanha e Vale de Avim), Mogofores, Óis do Bairro, Pereiro, Sangalhos, São Lourenço do Bairro, Vilarinho do Bairro e Vila Nova de Monsarros). Mas a recriação contou ainda, entre outros aspetos, com uma exposição de artefatos bélicos, cortejo para receber o enviado de El-Rei, visita do Almotacem e do Meirinho à Feira e aferição dos pesos e medidas nos tendeiros, cavaleiros a apresentarem uma mostra de armas com justas e despiques, ataque da horda de salteadores com julgamento e execução na praça dos salteadores capturados, danças populares e danças palacianas.
Todavia, esta celebração começou na véspera, à noite, com um concerto (música século XVI) de grande qualidade, pelo grupo Vox Angeli, no Cineteatro de Anadia. Um concerto que encantou os presentes que lotaram aquele espaço.
No dia seguinte, feriado municipal, a chuva miudinha tudo fez para estragar a festa, mas apesar do mau tempo, a população apareceu em grande número e muitas foram as vozes que, no final, diziam esperar que, para o ano, a iniciativa se repita, pelo sucesso alcançado e pelo dinamismo criado. De resto, houve barraquinhas de associações e IPSS’s que em poucas horas esgotaram os produtos que tinham para venda. Por isso, pode dizer-se que a grande animação fez-se à volta das tabernas e tascas de comes e bebes. Esta recriação terminou com um espetáculo de malabares de fogo, numa noite muito concorrida. Durante o dia foi também lançado um vinho comemorativo “Terras d’Anadia”, numa parceria com a C.V. Bairrada.
Uma nota ainda para uma mostra dos oito forais originais do Arquivo Municipal de Anadia, sete códices e um pergaminho, exemplar único no país, referente a Avelãs de Caminho. Paralelamente esteve patente ao público, na Câmara Municipal, uma exposição de painéis de azulejos (forais) realizados pelos alunos da Universidade Sénior da Curia.