Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada: “Leitão à Mesa” foi um sucesso

A iniciativa “Leitão à Mesa”, que decorreu de 7 a 22 de junho em 12 restaurantes do projeto 4 Maravilhas, correu muito bem. O evento cumpriu os seus objetivos, conseguindo uma forte promoção do produto leitão e contribuindo para um aumento da atividade económica do setor. “O balanço é positivo”, afirma Nelson Ferreira, do restaurante Nelson dos Leitões. “O evento correu muito bem. Este ano, houve melhorias face ao ano que passou, talvez uma maior exposição e visibilidade na televisão tenha ajudado”, sublinha, por sua vez, José Pires, dos Três Pinheiros. “É uma iniciativa para manter por mais anos”, defende Carla Carvalheira, do restaurante O Castiço. O evento foi promovido pela Câmara Municipal e pela Associação Maravilhas da Mealhada.

Foram duas semanas dedicadas ao prato rei do concelho, o Leitão da Bairrada. De 7 a 22 de junho, 12 restaurantes aderentes ao projeto 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada ofereceram a quem os visitou o melhor dos leitões e as mais diversas entradas feitas com este produto: das iscas à cabidela, dos croquetes aos rissóis, das empadas às pataniscas, passando pela bôla de leitão. O evento chamou a atenção, o público aderiu, os restaurantes tiveram mais clientes do que o habitual e a iniciativa revelou ser uma aposta ganha da Câmara Municipal e da Associação Maravilhas da Mealhada.

Balanço

Para uns, a primeira semana foi melhor, para outros foi a segunda, mas numa coisa todos concordam: a iniciativa correu bem e deve ser para manter. “A primeira semana correu melhor do que a segunda, mas no geral a iniciativa foi um sucesso”, sublinha Rui Neves, do restaurante Oásis. “Como teve mais exposição mediática este ano, o resultado foi bastante melhor”, afirma, por sua vez, Maria João, do Octávio dos Leitões. “O balanço foi positivo, mas acho que tivemos menos afluência do que o ano passado”, afirmou, por sua vez, Pedro Castela, do restaurante Pedro dos Leitões, defendendo que a iniciativa deve realizar-se apenas numa semana. “Tem mais impacto na adesão do público”, justifica.

Duração à parte, a iniciativa revelou-se um sucesso e os aderentes querem que continue. “Estamos satisfeitos com a organização do evento”, refere Carla Carvalheira, do restaurante O Castiço. “O evento está bem organizado, não alterava nada”, frisa, por sua vez, Pedro Castela, do Pedro dos Leitões. Alguns dos aderentes sugeriram uma “ainda maior divulgação nos media”. José Pires, dos Três Pinheiros, quis mesmo deixar “um voto de agradecimento ao presidente da Câmara e à organização”. “Melhor, só mesmo divulgar o evento na chamada ‘imprensa cor-de-rosa’ devido à exposição que ela permite”, avançou. “Acho que está tudo bem e recomenda-se”, sintetizou Margarida Flores, do Típico da Bairrada.

Leia a notícia completa na edição impressa ou digital