Assinar
Anadia // Bairrada  

Assembleia Municipal de Anadia aprova adesão à Associação de Municípios do Vinho

A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, na última segunda-feira, dia 30, a adesão do município de Anadia à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Uma associação de âmbito nacional que integra já 63 municípios, entre os quais Mealhada, Águeda e Cantanhede. Anadia será o quarto município da região da Bairrada a integrar esta associação, cabendo-lhe uma quota de 1300 euros/ano.
Sobre esta associação, que visa a valorização do potencial endógeno das regiões e cidades do vinho, cuja produção do vinho é a sua base produtiva e a sua identidade histórica, mas também a valorização do setor vitivinícola, tornando-o um motor de desenvolvimento e eixo aglutinador de outros setores e atividades (restauração, hotéis, enoturismo, rota do vinho), José Manuel Carvalho, deputado do PSD, colocou algumas questões sobre a adesão e sobre a própria natureza da associação, tal como Sidónio Simões (CDS/PP), sabendo-se, desde já, que a associação tem sede no Cartaxo visa “a afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade”.
O deputado e líder da bancada do PSD alertou para o facto de 13 municípios terem deixado de pagar quotas e para a necessidade de Anadia “ter uma atitude proativa e reivindicativa, para que todos os seus agentes saiam valorizados”.
A autarca Teresa Cardoso não deixou de sublinhar que a AMPV “deu-nos confiança para aderir” e que é vontade do município anadiense colaborar, tirar partido e ganhos dessa parceria: “temos imensa vontade de puxar para Anadia e sermos cada vez mais conhecidos como Anadia – capital do Espumante”. A edil anadiense acredita ser uma mais-valia integrar esta associação.
A AMPV tem vindo a cooperar e a aderir a agências, rede e projetos europeus de promoção das regiões produtoras de vinho de denominação de origem, integrando já a RECEVIN – Rede Europeia de Municípios do Vinho, detendo, neste momento, a presidência. A associação, com um vastíssimo plano de atividades para 2014, participa ainda em feiras e festas ligadas ao vinho regional, nacional e internacionalmente, assim como organiza ou associa-se à organização de eventos de dimensão nacional e internacional.
CC