Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: 1.ª mostra do Clube Tex no Museu do Vinho Bairrada

Entre os dias 15 e 17 de agosto, o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, será palco de uma mostra inédita. Trata-se da primeira Mostra do Clube Tex em Portugal, evento que contará inclusive com a presença de um consagrado desenhador italiano deste peculiar personagem de banda desenhada, com mais de 65 anos de vida editorial.
A mostra intitulada “Pasquale Del Vecchio e o seu Color Tex 2015” reúne cerca de duas dezenas de pranchas do autor, selecionados pelo próprio, que pretendem dar aos visitantes da primeira Mostra do Clube Tex Portugal, uma visão geral acerca da colaboração mais recente deste consagrado desenhador italiano para com a Sergio Bonelli Editore. Poderemos ver expostas pranchas da história, ainda em produção, para o Color Tex 2015, que terá textos de Roberto Recchioni e que será publicado a cores em 2015.
Segundo José Carlos Francisco, Presidente do Clube Tex Portugal, Pasquale del Vecchio nasceu em Manfredonia, na província de Foggia, a 17 de março de 1965 e é diplomado em arquitetura. Tendo-se mudado para Milão em 1985, onde começou a dar os seus primeiros passos no mundo do desenho profissional, levado pela paixão que dedicava aos quadradinhos desde pequeno, quando começou as suas leituras com Tex, Zagor (a primeira paixão) e Tarzan e, mais tarde, Mister No, Ken Parker e Dylan Dog.
Convidado a integrar a equipa de Tex, no início Del Vecchio sentiu-se um pouco “desambientado”, pois as histórias que ele havia feito até então tinham ambientação eminentemente metropolitana, e agora tinha que desenhar o Velho Oeste.
Leitor de Tex desde pequeno, tomou como referências Giovanni Ticci e Claudio Vilia, assistiu a um monte de filmes de faroeste, empunhou lápis e pincel e… realizou um sonho, tornando-se hoje um dos mais apreciados desenhadores de Tex!
A entrada nesta exposição será gratuita, com direito a entradas também para as restantes exposições patentes no Museu.
Após a inauguração, pelas 15h30, do dia 15, os visitantes podem ainda contar com uma sessão de autógrafos com Pasquale del Vecchio, entre as 18 e as 19h, com um jantar/tertúlia com a participação de Pasquale Del Vecchio, pelas 20h, no dia 16. No dia seguinte, haverá uma aula de desenho Tex (a partir dos 12 anos), com Pasquale Del Vecchio, entre as 11 e as 12h. À tarde, pelas 15h30, terá lugar a Conferência Tex em Portugal e na Itália, com a participação de Gianni Petino, José Carlos Francisco, Mário João Marques, Carlos Moreira, Orlando Santos Silva e Hernâni Portovedo, sob a moderação de Pedro Cleto, no Auditório do Museu do Vinho.