Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Sangalhos: Construção de ETAR no Vidoeiro resolver problema de saneamento

A pequena povoação do Vidoeiro, na freguesia de Sangalhos, poderá ter os problemas de saneamento resolvidos com a construção de uma ETAR que venha a servir esta localidade.
A garantia foi deixada pela edil Teresa Cardoso durante a última reunião de câmara, realizada na quarta-feira, dia 23.
A autarca foi interpelada pela vereadora Lígia Seabra, do PSD, que se mostrou preocupada com o facto da povoação do Vidoeiro ter, há cerca de uma década, o saneamento concluído mas sem funcionar devido à falta de ligação a uma ETAR.
Ciente de todo o investimento realizado pela autarquia anadiense nos últimos anos em matéria de água e saneamento básico no concelho, a vereadora desafiou a edil a avançar com uma solução definitiva para este problema, já que, a seu ver, “parece que em matéria de gerir a sua funcionalidade, a Câmara Municipal tem-se desresponsabilizado”, argumentou.
Na ocasião, perguntou ainda “para quando a ligação do saneamento no Vidoeiro; qual a solução, mas também por que razão até hoje nada mais foi feito no local e se todo o investimento já realizado não se estaria a degradar.”
Teresa Cardoso avançou que o caso do Vidoeiro é excecional, já que se trata de uma pequena povoação no limite do concelho com o vizinho concelho de Águeda, com o qual, de resto, já houvera contactos com vista a um eventual protocolo em matéria de saneamento, mas que acabou por não se concretizar, por se considerar complexo e difícil.
“Não foi fácil tratar deste assunto ao longo destes anos. Neste momento, acho que a melhor solução será a aquisição de uma pequena ETAR para aquele local”, avançou a edil anadiense.
Para a presidente de Câmara, ainda que a solução inicial apontasse para um protocolo com o concelho de Águeda, considerou que este poderia acarretar constrangimentos vários, no futuro, para a população, dando como exemplo o facto das tarifas de água e saneamento praticadas no concelho de Águeda serem mais elevadas do que em Anadia.
Assim, a solução mais viável passa pelo investimento numa ETAR, por forma a não depender de concelhos vizinhos.
Para já, há que procurar terreno para implantar este equipamento, sendo certo que mesmo sendo uma ETAR de pequena dimensão, representará um investimento significativo para o município.
Catarina Cerca
catarina@jb.pt