Assinar
Bairrada // Vagos  

Vagos Open Air, dias 8, 9 e 10 na Quinta do Ega

Há uma adição de última hora ao cartaz da VI Edição do Festival Vagos Open Air! Os OPUS DIABOLICUM vão atuar como convidados especiais no dia 10 de agosto, cabendo-lhes a honra de dar o tiro de partida para o último dia do evento, encabeçado pelos franceses Gojira. Tratando-se de um domingo, e pensando em todos aqueles que se deslocam de todo o país e da Península Ibérica, o trio de violoncelistas nacionais vai subir ao palco às 16h, uma hora mais cedo do que acontece nos dias anteriores. Na sexta-feira (dia 8) e no sábado (dia 9), as primeiras bandas do cartaz vão dar início às festividades às 17h.
Em 2014, o VAGOS OPEN AIR tem confirmados em cartaz nomes internacionais como Kreator, Opeth, Epica, Annihilator, Soilwork, Behemoth e The Haunted, entre muito outros, e já tinha o talento nacional muito bem representado antes sequer da presença do projeto famoso pelas suas versões de canções dos Moonspell. No entanto, provando que a produção nacional está de boa saúde, a lista lusa passa a contar com seis nomes, entre os quais já estavam The Quartet of Whoa! ou Kandia e, agora, ingressam também os autores de «Opus Diabolicum». A VI Edição do Festival VAGOS OPEN AIR acontece durante este fim-de-semana de 8, 9 e 10 de agosto na Quinta do Ega, um espaço localizado mesmo no centro de Vagos, idílica vila dividida pela Ria de Aveiro.
Os OPUS DIABOLICUM podem ter começado apenas como uma brincadeira de estudiosos da música erudita com interesses em outros sons, nomeadamente o rock e o metal. Daí aos primeiros ensaios só pela “desbunda” a experimentarem fazer versões – claramente inspirados pelos finlandeses Apocalyptica – de alguns dos temas das suas bandas favoritas, foi um passo. Uns anos depois deram por si a fazer um primeiro arranjo, só na brincadeira, para a emblemática «Opium». Eventualmente deram por si a fazer uma audição na sala de ensaios dos Moonspell, de quem surgiu posteriormente o convite para os acompanharem no projeto «Sombra». A digressão acústica percorreu o país de norte e sul, sendo que os violoncelistas fizeram os seus próprios concertos para além de atuarem com Fernando Ribeiro e companhia em palco, numa muito bem sucedida tour que culminou com uma atuação frente a um mar de gente no Wacken Open Air. Entretanto o grupo – agora um trio formado por Valter Freitas, Diogo Penha e André Pontífice – deu o salto do palco para o estúdio Inferno, onde Pedro Paixão, teclista e estratega sonoro dos Moonspell, captou para a eternidade a experiência sonora que consegue respirar vida diferente em temas tão emblemáticos como «Everything Invaded», «Alma Mater», «Tenebrarum Oratorium», «Nocturna» ou «Vampiria» – sem desvirtuar a sua essência. Algo que pode ser visto como uma homenagem, mas que acaba por soar tão refrescante quanto intrigante.
Os bilhetes custam 65 euros (passe três dias), 32 euros (diário 8 e 9 agosto) e 25 euros (diário 10 agosto), à venda nos locais habituais.

Mais Informações:
www.vagosopenair.eu
press@vagosopenair.eu