Assinar
Bairrada // Vagos  

Vagos: Outorga de Foral comemorado com recriação histórica

Nos próximos dias 16 e 17 de agosto, o Largo do Município, em Vagos, comemora os 500 anos de Outorga do Foral Manuelino de Vagos.
Para assinalar tão importante acontecimento, a Câmara Municipal de Vagos irá promover o evento recriando algumas das vivências da época, contanto com o apoio da comunidade local, e outros agentes culturais com experiência neste tipo de eventos, organizando um mercado quinhentista, com artesãos, mercadores e místicos, que vão apresentar-se com produtos, materiais e conhecimentos representativos da época.
Associações e coletividades locais dinamizarão uma área de degustação e produtos gastronómicos típicos deste tipo de eventos e os mais pequenos poderão ficar a conhecer e divertir-se com os jogos e brincadeiras da época.
No dia 16, poder-se-á assistir a uma palestra com o tema “500 anos da outorga do Foral de Vagos”, orientada pela Professora Doutora Maria Alegria Marques, seguindo-se uma viagem no tempo através da música, com elementos da Banda Vaguense, na Igreja Matriz de Vagos.
O momento alto desta comemoração será a recriação histórica da outorga do Foral de Vagos, que está a ser preparada em articulação com o Fantástico – Grupo de Teatro e que terá lugar no domingo, dia 17.
Para além da comemoração e da valorização de um acontecimento histórico único, para a comunidade e para o município de Vagos, a Câmara Municipal pretende que este evento seja um grande momento de envolvimento da comunidade e uma oportunidade de enriquecimento das associações locais, através do contacto e troca de experiências e saberes.