Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia associa-se à Semana Europeia da Mobilidade

A Câmara Municipal de Anadia vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), uma iniciativa da Comissão Europeia, a que a autarquia se associa, de 16 a 22 de setembro, com um programa repleto de atividades promotoras da mobilidade sustentável.
O tema desta 13.ª edição será “As nossas ruas, a nossa escolha”, visando lançar a reflexão sobre o poder dos cidadãos na escolha das formas de utilização do espaço urbano e incentivar a criação ou o reforço de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.
Até 22 de setembro, dia em que se celebra o Dia Europeu Sem Carros (DESC), o concelho será palco de diversas iniciativas que vão das alterações do trânsito motorizado à realização de caminhadas, passando pela apresentação de projetos relacionados com a promoção do uso da bicicleta.

Projeto de bicicletas públicas. Assim, o programa terá início pelas 10h do dia 16, com a apresentação das Zonas30, zonas urbanas com limite aconselhado de velocidade de 30Km/h e restrição de tráfego de pesados nalgumas ruas urbanas.
Com o objetivo de alargar o leque de opções de deslocação, em detrimento do automóvel particular, será dado a conhecer o projeto de bicicletas públicas de Anadia, complementado por novos espaços de parqueamento de bicicletas.
No fim de semana (20 e 21), a Praça da Juventude, a Rua do Mercado e o Parque Radical, em Anadia, devolverão a rua aos munícipes, já que aí decorrerão diversas iniciativas. No sábado, realizar-se-á a feira de bicicletas e acessórios “Recicla a Bicla”, com muitas atividades para miúdos e graúdos, que culminarão com um passeio noturno de bicicleta (com pré-inscrição em reciclaabicla@gmail.com).
Leia mais na versão digital do seu JB.