Assinar


Bairrada // Mealhada  

Mealhada assinala comemorações do Dia do Idoso

A Câmara Municipal da Mealhada vai realizar ao longo do dia 1 de outubro, algumas atividades no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso. São três eventos a decorrer no mesmo dia em três espaços diferentes, Quinta dos Três Pinheiros, Mata do Buçaco e Parque da Cidade, para assinalar uma só data. Embora decorram em espaços distintos, o objetivo das atividades é o mesmo: partilhar experiências, fomentar o diálogo intergeracional e proporcionar momentos de lazer e convívio aos participantes. Direcionadas a um público específico, vão ser dinamizadas algumas iniciativas para mais de três centenas de cidadãos. A organização está a cargo da Câmara Municipal da Mealhada e da Rede Social da Mealhada em parceria com a Fundação Mata do Buçaco, os Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa, a Delegação do concelho da Mealhada da Cruz Vermelha, os voluntários da “Roda Viva” e algumas IPSS do concelho.

São três eventos a realizar em locais distintos para comemorar o “Dia do Idoso”. O evento da Quinta dos Três Pinheiros acontece entre as 13h e 16h30, e é dirigido a cerca de duas centenas de utentes da área da terceira idade das IPSS´s concelhias, sendo composto por um momento de degustação e um espetáculo musical com um artista local. As IPSS´s que vão participar na iniciativa são: Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes; Casa do Povo da Vacariça; Centro de Assistência Paroquial de Pampilhosa; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro; Centro Social da Freguesia de Casal Comba; Centro Social Comendador Melo Pimenta; Jardim de Infância Drª Odete Isabel e a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.

A Mata do Buçaco acolhe, entre as 10h e as 16h, os voluntários seniores das associações e entidades concelhias, cerca de cinquenta pessoas, dinamizando uma série de atividades inseridas no Projeto BRIGHT, intercalado por um momento de degustação. O objetivo é fomentar o voluntariado inclusivo e proporcionar partilha de experiências entre os presentes. A Associação de Aposentados da Bairrada; Grupos Sócio Caritativos (Antes, Mealhada, Luso, Pampilhosa); CADES – Universidade Sénior; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Concelho de Mealhada; Hospital da Misericórdia da Mealhada – Unidade de Cuidados Continuados, são as entidades participantes na iniciativa.

Por seu lado, o Parque da Cidade recebe a comunidade em geral, em especial os mais idosos, entre as 10h e as 17h, para realização de atividades na área do ecoturismo e biodiversidade aquática, dirigidas a avós e netos de forma a fomentar a intergeracionalidade. Do programa faz também parte uma visita guiada ao parque.

Pode fazer a sua inscrição para as atividades no Parque da Cidade, até ao dia 1 de outubro, através do número: 231 281 204 ou contactando o Setor de Ação Social | Biblioteca Municipal Mealhada através dos e-mails: Isabel@cm-mealhada.pt e elisabetemesquita@cm-mealhada.pt