Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Quarenta jovens e adultos do concelho participam em ação de reflorestação em Vouzela

O Lions Clube da Bairrada esteve presente, no passado sábado, dia 18 de outubro, no grande evento “Floresta Unida – Vouzela 2014”, patrocinando a deslocação de 40 jovens e adultos.
Assim, 16 alunos da Secundária de Anadia e três de Vilarinho do Bairro, bem como dois professoras, 10 alunos da Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Anadia, juntamente com três bombeiros de 2.ª e aspirantes e seis companheiros Lions, estiveram presentes em Vouzela, mais propriamente no perímetro florestal da Pernoita, com o objetivo de participarem na plantação de 20 mil árvores.
Ainda no autocarro foram dadas as boas-vindas pela presidente do Lions, seguindo-se a distribuição de camisolas com inscrição do Clube.
Devido a dificuldades de percurso, o grupo chegou ao local pelas 10h, ao mesmo tempo em que chegava também o maior número de autocarros, fazendo-se de imediato a credenciação, apresentando-se um monitor para levar o grupo para a zona de plantio, com o percurso muito difícil, íngreme e enlameado. Todos, sem exceção, acabaram por chegar com um sorriso nos lábios.

Ministra e figuras públicas presentes. Na serra, estiveram ainda a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que fez questão de plantar várias árvores, mas também a apresentadora Catarina Furtado (cara do evento) e ainda o ator Virgílio Castelo.
Foi hora e meia de trabalho muito produtivo, pelo que pelas 12h seria suspenso, com todos a dirigirem-se para o almoço, servido numa tenda com mais de 600 lugares sentados, onde não faltou muita alegria, simbiose perfeita entre os presentes, auto-confiança, sensação de dever cumprido, com muita música à mistura. Mas, depois de almoço e mesmo depois de divulgado que o objetivo já tinha sido cumprido, todos, especialmente os mais jovens partiram pelas 14h para uma nova etapa de florestação, regressando pelas 16h.
Foi tempo então da merenda e de preparar o regresso. Todos muito entusiasmados já perguntavam quando haveria outro evento. No regresso do autocarro, tempo de entrega de Certificado de Reconhecimento a todos, alunos, professores, bombeiros e Lions e motorista.

Iniciativa vencedora. Em jeito de conclusão, podemos afirmar que foi uma batalha ganha, com a promessa dos Lions não se esquecerem destes jovens, mas também é tempo de agradecer à Câmara Municipal de Anadia pela cedência do autocarro, ao diretor pedagógico e presidente da direção da Secundária, bem como às duas professoras e a Ana Matias, Comandante dos Bombeiros Voluntários, pela sugestão de enviar ao evento cadetes da nova Escola de Bombeiros.
Certo é que o investimento que o Lions Clube da Bairrada despendeu não foi maior do que a felicidade que vimos estampada na cara dos nossos jovens.
A.P.