Assinar
Bairrada // Vagos  

Vagos: Padre João Sarrico deixa arciprestado

Pároco de Santo André e Fonte de Angeão de Vagos, durante mais de uma década, João Sarrico foi “dispensado” pelo bispo de Aveiro, após ter manifestado “repetidamente” o desejo de se retirar. Aos 85 anos, reside agora na casa sacerdotal, depois do trabalho apostólico prestado no arciprestado de Vagos, nomeadamente em Soza, entre 1974 e 1984, e Covão do Lobo.
Para o substituir foi nomeado o padre Fernando Lacerda Ferros (42 anos), missionário espiritano, que já tomou posse como administrador paroquial. Natural da freguesia de Fragoso, concelho de Barcelos, foi ordenado em 2004 por D. José Ortiga, bispo de Braga. Um ano depois rumou a Cabo Verde, como vice-diretor do seminário menor da Congregação do Espírito Santo. Neste país, onde se manteve durante cerca de oito anos, para além de professor de Filosofia no Colégio das Irmãs do Amor de Deus, exerceu ainda funções pastorais numa paróquia nos arredores de Bissau.
Nas “mexidas” operadas no arciprestado, destaque ainda para a saída dos padres Manuel Lopes e José Tavares. Membros da comunidade de missionários combonianos, sedeada em Calvão, detinham responsabilidades nas paróquias de Covão do Lobo, Ponte de Vagos e Santa Catarina. Para o seu lugar foi colocado o padre Abílio Simões, da comunidade da Maia. Possui larga experiência missionária em terras africanas, nomeadamente na República Democrática do Congo.
Eduardo Jaques/Colaborado