Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Candidatura deve ser potenciada pela região

Apesar do título Capital Europeia do Vinho 2015 ter ido para Reguengos de Monsaraz (Alentejo), a candidatura da Bairrada foi, na opinião da autarca anadiense, Teresa Cardoso, muito importante, tanto mais que a seu ver, “pela primeira vez, os oito municípios da região uniram-se em torno desta candidatura, convictos do valor da mesma”.
A candidatura conjunta, encabeçada pelo município de Cantanhede, integrava Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro, Vagos, Aveiro e Coimbra, assim como múltiplos parceiros: Turismo Centro de Portugal, Comissão Vitivinícola da Bairrada, Associação Rota da Bairrada, Vinibairrada e Confraria dos Enófilos da Bairrada.
Embora se mostre triste com o facto da candidatura bairradina não ter sido eleita pela RECIVIN para Capital Europeia do Vinho 2015, Teresa Cardoso sublinha que havia três candidaturas (Bairrada; Melgaço/Monção e Reguengos de Monsaraz), logo a candidatura bairradina tinha 1/3 das hipóteses.
Esteve, tal como vários outros autarcas e parceiros, presente na última semana, em Jerez de La Frontera, e avança que, do que viu, “confesso que estávamos convictos que a nossa candidatura era inovadora e tinha todas as condições para sair vencedora”.
A seu ver, tratava-se de uma candidatura com grandes mais-valias, que dava uma grande valorização à Bairrada, articulando o que se pretendia valorizar de todo o património da região, acrescida de uma grande componente tecnológica, nomeadamente com investigação na área dos vinhos.
“Venceu Reguengos de Monsaraz, temos de aceitar com muita dignidade e honra”, acrescentou a JB, sublinhando que os municípios da região estão determinados em “aproveitar esta vontade que ficou expressa para continuar a fazer o trabalho dentro do propósito da candidatura para promover e potenciar a região como ela merece”.

Catarina Cerc