Assinar
Anadia // Bairrada  

Projeto AIDCI da Misericórdia de Anadia esclarece cuidadores

No passado dia 2 de março, deu-se início ao último de cinco grupos psicoeducativos para cuidadores de idosos com demência.
Esta iniciativa é dinamizada pelo Projeto de Atividades de Intervenção em Doentes Crónicos Idosos (AIDCI), promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia.

Apoio aos cuidadores. Esta intervenção específica pretende dar resposta a uma necessidade premente da sociedade em geral, e da comunidade de Anadia em particular, dado o aumento da esperança média de vida da população e, por consequência, o aumento do número de casos de demência. Assim sendo, há um número bastante elevado de cuidadores na comunidade, os quais apresentam carências que esta tem de colmatar, a fim de proporcionar o suporte técnico, social e emocional necessário para que estes se possam preparar convenientemente para a tarefa de cuidar de um idoso com demência.
A sessão inaugural do programa decorreu no Complexo Social Seabra de Castro e contou com uma afluência elevada, uma vez que se inscreveram cerca de 17 pessoas/cuidadores de idosos. Neste sentido, a Santa Casa afirma desde já que esta iniciativa é um sucesso.

Pertinência dos temas. Durante as sessões serão abordadas temáticas importantes para estas pessoas, como por exemplo: Papel do Cuidador na Síndrome Demencial; Cuidados gerais aos idosos; Saúde física e mental do cuidador; Aprendizagem de técnicas para lidar com a sobrecarga e o stress; Posicionamentos e transferências; Prevenção de lesões de esforço repetitivo, entre outras. Da mesma forma, estas sessões contarão com espaços em que as pessoas poderão interagir entre si e colocar as suas dúvidas sobre estes temas e outros que considerem pertinentes, junto de uma equipa técnica de profissionais especializados no cuidado ao idoso demenciado.