Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Pedestais vão ter réplicas de bustos furtados em 2011

 

Poderá estar para breve a recolocação de réplicas dos bustos do Visconde de Seabra e do Pintor Fausto Sampaio, nos seus pedestais, no centro de Anadia.
Questionada sobre esta matéria, pelo vereador do PSD, José Manuel Ribeiro, a edil Teresa Cardoso explicou que a réplica de Fausto Sampaio (de quem existem mais imagens, por ser mais recente) será mais fácil de conceber, enquanto que a do Visconde de Seabra será mais difícil, estando a autarquia a tentar encontrar imagens que sirvam de base, de suporte, à conceção da réplica do busto.
Na última reunião de executivo, o vereador do PSD recordou que, em julho de 2011, os dois bustos em bronze foram furtados dos locais onde estavam localizados em pleno centro de Anadia, na Praça Visconde de Seabra, junto ao Tribunal.
Um furto perpetrado pela calada da noite, para, supostamente, serem derretidos e vendidos.
Agora, quase cinco anos depois, os pedestais resistem mas nada foi feito para “repor” as imagens destes ilustres anadienses, ou seja, não existem bustos.
Por isso, defendeu que, nesta matéria, o município tem falhado devendo, por isso, mandar fazer réplicas, não em bronze (para não serem novamente furtados) mas em marfinite, solução muito mais barata, mas que, no essencial, mantém viva a memória das suas figuras ilustres.
José Manuel Ribeiro avançou ainda que no concelho existem empresas que trabalham com este produto.
Esta foi, aliás, a solução encontrada pela Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho quando, na mesma altura, foram igualmente furtados dois bustos de bronze, um localizado na antiga escola primária e outro junto à capela local.
O vereador social-democrata destacou ainda que, aquando do colóquio de evocação a José Luciano de Castro, ocorrido na Curia, a 28 de fevereiro passado, a figura do Visconde de Seabra foi recordada pelo Professor Doutor Santos Justo que defendeu uma homenagem a esta personalidade anadiense.

Catarina Cerca