Assinar
Anadia // Bairrada  

Biblioteca Municipal: As Paredes da Liberdade recordadas em Anadia

No âmbito das comemorações do 25 de abril, a Câmara Municipal de Anadia tem patente, na Biblioteca Municipal, até ao próximo dia 2 de maio, a exposição “As Paredes da Liberdade”.
Esta mostra, composta por 27 fotografias, retrata momentos marcantes da revolução dos cravos, e traz até nós algumas pinturas murais do período do PREC – Processo Revolucionário em Curso (1974-1976). As pinturas, geralmente coloridas e de traço ingénuo, mas, nalguns casos, bastante elaboradas, dominavam grandes muros e paredes de edifícios públicos e privados. Serviam de cenário a apelos ao voto nos partidos políticos, ou à participação em comícios, congressos e festas, bem como a slogans que ficaram para a história: “Unidade do povo” ou “Povo unido”, “A terra a quem a trabalha”, “Viva a reforma agrária”, “Abaixo a repressão”, e “Morte ao fascismo”, entre outros.
O acervo integra a Coleção António Paixão Esteves, pertencente ao Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra. “As Paredes da Liberdade” é ainda complementada com uma exposição de documentos sobre o 25 de abril de 1974, pertencentes às coleções da Biblioteca Municipal de Anadia.