Assinar
Anadia // Bairrada  

ANADIA: Jorge Humberto Pereira lidera Agrupamento Escolar

Jorge Humberto Pereira é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia para o próximo quadriénio. A homologação da sua eleição deverá acontecer durante os próximos dias pela DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar), após uma inequívoca vitória alcançada na quarta-feira, dia 6, em Assembleia Geral.
Num ato eleitoral ao qual concorreram mais três candidatos, Jorge Humberto Pereira arrecadou 14 votos, contra os 5 obtidos por Luís Santos e um de António Alves. Apenas Fernando Catarino não obteve qualquer voto. Os 21 elementos que integram este Conselho Geral (7 professores, 4 pais, 2 alunos, 2 funcionários, 3 elementos da autarquia e 3 elementos em representação da ACIB, BVA e CPCJ), por voto secreto, deram a vitória a Jorge Humberto Pereira, contudo, a sua eleição não foi completamente pacífica.

Petição. JB sabe que no dia da eleição, deu entrada uma petição subscrita por três candidatos (Luís Santos, António Alves e Fernando Catarino) a pedir a exclusão do concurso da candidatura do docente Jorge Humberto Pereira por, alegadamente, não cumprir todos os requisitos necessários.
Na base da petição surge o facto de Jorge Humberto estar ainda a concluir a pós-graduação em gestão de administração escolar (será concluída em junho), assim como lhe falta um mês para cumprir o mandato de quatro anos numa direção escolar (tempo mínimo exigido por Lei).
A JB, o docente Aníbal Silva, presidente do Conselho Geral, avançou que a candidatura de Jorge Humberto se destacou pelo currículo, mas também pela expressividade dos votos (14 em 20, pois um dos elementos ausentou-se da sala e não votou).

Cumprimento da Lei. Aníbal Silva avança ainda que o Conselho Geral entendeu, “no cumprimento escrupuloso da lei, que a sua atuação configura o que a legislação preceitua (nos seus diversos articulados)”. Por outro lado, diz que “todos os procedimentos foram efetuados na prossecução deste pressuposto que norteou todos os trabalhos, culminando no envio à DGAE para homologação dos resultados eleitorais”, concluindo que depois do Conselho Geral tomar conhecimento da petição, “deliberou sobre ela e decidiu, em consciência”, pelo que a mesma não foi aceite, procedendo ao ato eleitoral.

Ponderado e experiente. Jorge Humberto Pereira sucede a Elói Correia à frente dos destinos do Agrupamento de Escolas de Anadia. Licenciado em engenharia eletromecânica, é docente há cerca de duas décadas.
É visto pelos colegas como um homem ponderado, bastante equilibrado e trabalhador. Por outro lado, é um rosto bastante conhecido no meio escolar, com largos anos de experiência na Assembleia de Escola, Conselho Geral Transitório, como membro do Conselho Geral, Conselho Pedagógico, coordenador de departamento, coordenador de grupo disciplinar, coordenador de cursos profissionais), possuindo ainda vários anos de experiência empresarial, mas também como membro de associações locais e até como membro e presidente da Associação de Pais.
A JB, Jorge Humberto foi parco em palavras e apenas acrescenta que após a homologação dos resultados apresentará publicamente o seu projeto.
Catarina Cerca