Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: O 25 de abril recordado pelos seniores do concelho

Para assinalar mais um aniversário da Revolução dos Cravos, a Câmara Municipal de Anadia promoveu mais um encontro intergeracional dedicado ao tema “O 25 de Abril vivido pelos seniores e questionados pelos jovens”, que teve como palco, no dia 24 de abril, o Cineteatro Anadia.
Integrado no programa comemorativo do 25 de Abril, este encontro juntou, pelo segundo ano consecutivo, seniores provenientes de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) integradas no projeto municipal “Leituras sem Idade”, e alunos e professores de todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada do concelho de Anadia.
Durante o encontro, foi visionado um filme produzido pela Câmara Municipal de Anadia, resultado de diferentes entrevistas realizadas aos 21 seniores participantes que relataram, na primeira pessoa, a forma como viveram o 25 de Abril e o impacto da revolução nas suas vidas. No final das intervenções, a palavra foi dada aos jovens que, por sua vez, questionaram os oradores sobre as marcantes experiências relatadas.
No encerramento da iniciativa, Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, usou da palavra para expressar a sua satisfação pela realização da segunda edição desta iniciativa que junta duas gerações distintas: uma que viveu, em plena idade adulta, a Revolução dos Cravos, e outra que conhece a versão dos acontecimentos transmitida pelos livros e manuais escolares. Salientou os princípios que nortearam esta iniciativa, nomeadamente a valorização do saber de experiência feito, a promoção do património cultural imaterial (traduzido nos comoventes testemunhos apresentados), e o enaltecimento social dos cidadãos idosos, destacando o muito que têm para partilhar e ensinar às gerações mais jovens, um saber imensamente rico, acumulado ao longo de tantos anos de vida e que tem sido valorizado pelo Município de Anadia, nomeadamente através do projeto “Leituras sem Idade”.
À saída, antes de rumarem às suas escolas, todos os alunos e professores foram presenteados com cravos vermelhos, um gesto singelo que marcou uma tarde inusitada dedicada à Liberdade.