Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Sangalhos: Muitas novidades na 3.ª edição do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada

Nos próximos dias 11, 12 e 13 de setembro, o “encontro” volta a ter lugar no Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, numa organização conjunta da Turismo do Centro de Portugal, da Comissão Vitivinícola da Bairrada e do Município de Anadia, com produção da Revista de Vinhos e apoio da Rota da Bairrada, Instituto da Vinha e do Vinho, ViniPortugal, entre outras entidades.
No ano em que se celebram 125 anos desde o lançamento do primeiro espumante da região, esta edição do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada promete surpreender pelas novidades. A começar pelo projeto ‘Baga Bairrada’, que a Comissão Vitivinícola da Bairrada apresentou no passado dia 28 de julho, na Sala Ogival da ViniPortugal, em Lisboa e que vai ter um espaço de divulgação próprio, não obstante o facto de os espumantes estarem à prova nos stands de cada produtor.

Concurso dedicado aos espumantes. Este ano, e para reforçar a celebração, realiza-se pela primeira vez em Portugal um concurso inteiramente dedicado aos espumantes. O ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2015’ tem lugar na sexta-feira de manhã, dia 11, e abre as hostes do ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015’, cuja inauguração oficial acontece nesse mesmo dia às 17h. A destacar como novidade desta 3.ª edição, também dedicado aos vinhos mas no contexto gastronómico, o ‘Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015’, cuja entrega de prémios acontece no último dia do certame.

Provas comentadas. A destacar estão as concorridas provas comentadas por críticos da Revista de Vinhos que o evento promove. Este ano são três e versam os ‘Espumantes Bairrada: identidade de uma região‘, por João Paulo Martins; ‘Bairrada década de 2000: a prova do tempo’, por Luís Lopes; e ‘Tintos de Baga, tintos com caráter’, por João Afonso.
No que toca à gastronomia, os jantares temáticos de “Sabores da Terra” e “Sabores do Mar” são já habitués. Tendo como palco o restaurante do Velódromo, são servidos pela Casa Vidal e Canastra do Fidalgo, respetivamente, e a harmonização com vinhos e espumantes Bairrada orientada por um crítico da Revista de Vinhos.
Feira mostra o melhor da região da Bairrada. O ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada teve a sua primeira edição em 2013. A iniciativa surgiu de uma vontade conjunta de promover o que de melhor a região tem, capitalizando para (re)afirmar a identidade Bairrada através da promoção dos seus produtos mais emblemáticos, como sejam os vinhos e espumantes Bairrada – com certificação de Denominação de Origem –, mas também a sua gastronomia ímpar, com destaque para o leitão da Bairrada, o pão da Mealhada e a sua riquíssima doçaria regional: Ovos Moles de Aveiro, Amores da Curia, queijadas de Águeda, Folar de Vale de Ílhavo, entre outras iguarias.
Um evento capaz de atrair milhares de visitantes e que pretende valorizar a imagem da região numa oferta turística integrada onde as valências de enoturismo, do turismo termal, hotelaria e restauração constituem um fator dinamizador.
A entrada no Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015 é gratuita, muito embora seja necessário adquirir o copo do evento – por três euros – para degustar os vinhos e espumantes em prova livre.
Todas as atividades decorrem no Velódromo, à exceção da prova de sábado, que tem lugar no Museu do Vinho de Anadia. As provas comentadas custam entre 10 e 20 euros e os jantares 35 euros.
Os horários variam consoante os dias: das 17h às 22h, na sexta-feira; das 15h às 22h, no sábado; e entre as 15h e as 20h, no domingo.

PROGRAMA
Sexta-feira, dia 11
9h30 – Concurso de Espumantes Bairrada 2015 (apenas para jurados)
17h – Inauguração do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015 – Abertura da Feira
18h – Prova Comentada ‘Espumantes Bairrada: identidade de uma região’, por João Paulo Martins (10 euros)
19h30 -Entrega de Prémios do Concurso de Espumantes Bairrada 2015
20h – Jantar Temático ‘Sabores da Terra’, pelo restaurante Casa Vidal (35 euros)
22h – Encerramento da Feira

Sábado, dia 12
15h – Abertura da Feira
18h – Prova Comentada ‘Bairrada década de 2000: a prova do tempo’, por Luís Lopes, no Museu do Vinho Bairrada (20 euros)
20h – Jantar Temático ‘Sabores do Mar’, pelo restaurante Canastra do Fidalgo (35 euros)
22h – Encerramento da Feira

Domingo, dia 13
15h – Abertura da Feira
15h30 – Prova Comentada ‘Tintos de Baga, tintos com caráter’, por João Afonso (10 euros)
17h – Entrega de Prémios do Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015
20h – Encerramento do certame