Assinar
Bairrada // Mealhada  

Seminário no Luso: Mealhada debateu Portugal 2020

O programa Portugal 2020 foi explicado, analisado e debatido num seminário que juntou cerca de 200 participantes, durante todo o passado dia 7, no Grande Hotel do Luso. A iniciativa contou com os esclarecimentos de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), de Helena Mendes, da Universidade de Coimbra (UC), de Ana Seguro, do Instituto Pedro Nunes (IPN) e de Manuel Póvoas, do banco Santander Totta. O seminário terminou com uma mesa redonda sobre os casos de sucesso da região bairradina. O debate foi moderado por Pedro Maranha, do Curia Tecnoparque, e contou com a participação de Paulo Ramos, da consultora Fnway, Jorge Rama, da Adega Rama, e de Sérgio Franco, da Malo Clinic. Um seminário promovido pela Câmara Municipal da Mealhada, com o apoio da Universidade de Coimbra no âmbito do INOV C, programa financiado pelo Mais Centro, QREN.
A participação da presidente da CCDRC era das mais aguardadas. Perante um auditório cheio, Ana Abrunhosa fez uma apresentação exaustiva dos apoios comunitários que estarão disponíveis para o país até 2020, destacando quais os objetivos e as prioridades do programa, e rapidamente dirigiu o seu discurso para o Centro 2020. “A Região Centro tem à sua disposição 2,1 milhões de euros através do Programa Operacional Regional do Centro, que está alinhado com os quatro domínios temáticos do Portugal 2020: competitividade e internacionalização, inclusão social e emprego, capital humano e sustentabilidade e eficiência no uso de recursos”, salientou a presidente da CCDRC, ressalvando que “é muito importante os promotores apresentarem bem os seus projetos, preocuparem-se com os índices em que são avaliados. É preciso terem em conta os objetivos dos fundos comunitários”.
A presidente da CCDRC falou ainda dos diferentes eixos de intervenção, salientando que a aplicação dos fundos europeus na Região Centro estará orientada prioritariamente para o reforço da competitividade das empresas e para a promoção do emprego.
O seminário terminou com uma mesa redonda sobre os casos de sucesso da região. O debate contou com a participação de Paulo Ramos, da consultora Fnway, Jorge Rama, da Adega Rama, e de Sérgio Franco, da Malo Clinic. Do vinho à água, da consultoria à assessoria, dos recursos endógenos à importância do turismo, os temas abordados e as ideias trocadas com o público foram muitas.
No final, ouvido pelo JB, o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, mostrou-se satisfeito como o resultado do seminário. “Se pelo menos sair um projeto desta reunião será ótimo e a Câmara, sempre que achar útil, avançará com estas medidas de esclarecimento e apoio aos empresários”, disse, avançando que a autarquia está disponível para avançar com “ações mais especializadas para setores específicos com implantação no concelho”.
“O Programa 2020 tem defeitos e virtudes (…) e é preciso que os empresários não vejam as coisas ao contrário, ou seja, é errado pensar que há dinheiro e vou fazer um projeto, a ideia correta é ter um projeto e depois procurar dinheiro”.
João Paulo Teles