Assinar
Bairrada // Vagos  

Vagos: Filarmónica Vaguense faz balanço

Desempenho “notável” é como a direção da Filarmónica Vaguense classifica o trabalho desenvolvido ao longo de 2015, ano em que se assinala o 155º aniversário daquela coletividade.
Dando conta das inúmeras atuações, dentro e fora de portas, a direção presidida por Carlos Ribau realça, em comunicado, a presença no II Certamen de Bandas Filarmónicas de Zamora (Espanha), em julho, onde obteve o primeiro lugar na sua categoria, e a participação, já este mês, no 12º Encontro Ibérico de Bandas, em Oliveira do Bairro.
Destaque, ainda, para os dois concertos, em maio e setembro, realizados nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, a convite do pelouro cultural daquela instituição, e para a presença no Teatro Aveirense no acompanhamento ao tenor Carlos Guilherme.
De acordo com a direção, toda esta atividade é o coroar do “importantíssimo trabalho” que está a ser desenvolvido pelo atual maestro e diretor artístico. Leonel Ruivo está desde 2004 (sucedeu a Luís Castro) ao serviço da “cultura musical vaguense, à qual se tem entregado com elevada competência e superior sentido de responsabilidade”. Resultados que alegadamente “não seriam alcançáveis. sem o espírito de sacrifício dos nossos jovens e dedicados músicos e suas famílias”, pode ler-se no comunicado
No balanço que faz ao trabalho de 2015, a direção considera, por outro lado, que os resultados estão diretamente relacionados com a evolução das valências. “Tem vindo a consolidar-se nos últimos anos a um ritmo constante e sustentado, quer em número quer em qualidade”, diz a direção.
Eduardo Jaques
Colaborador