Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Prevenção de quedas em pessoas idosas

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Anadia (UCC Anadia) apresentou no passado mês de janeiro, uma candidatura junto da Direção-Geral de Saúde (DGS) para implementação do programa de prevenção de quedas “Com Mais Cuidado” que tem como objetivo central reduzir a ocorrência de quedas nas pessoas com mais de 65 anos que residem no domicílio, no concelho de Anadia. Uma candidatura que contempla duas áreas de intervenção prioritárias, de âmbito comunitário e individual.
O projeto foi agora apresentado, na última semana, pelo enfermeiro Fernando Seabra, especialista de Reabilitação da UCC de Anadia, durante o plenário do Conselho Local de Ação Social de Anadia.
Aos presentes, explicou que embora sendo a casa percecionada como o local mais seguro, ela é também frequentemente palco de acidentes. Daí que o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes da Direção-Geral da Saúde (DGS) insista que as entidades prestadoras de cuidados de saúde façam uma intervenção neste âmbito.
Neste sentido, a UCC de Anadia integrou este projeto no seu plano de ação para o triénio 2016/2018 e vai agora também encetar contactos com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, Juntas de Freguesia e farmácias do concelho para identificação e referenciação dos utentes que integrarão o programa, procurando assim estabelecer várias parcerias que contribuirão para a sua sustentabilidade.
Ao nível comunitário, serão promovidas várias ações de informação e sensibilização sobre prevenção de quedas que decorrerão nas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e escolas do ensino básico do concelho.
Ao nível individual, serão realizadas visitas domiciliárias pela equipa da UCC, para identificar o perfil de risco dos idosos, averiguar a segurança do espaço físico da habitação e promover competências para a prevenção de quedas.
Os utentes que pretendam informações adicionais sobre o programa de prevenção de quedas poderão contactar a UCC de Anadia através do telefone 231519600 ou do e-mail uccanadia@gmail.com.
Recorde-se que segundo a Organização Mundial de Saúde, ocorrem mais acidentes em casa do que em qualquer outro local, sendo as quedas os mais frequentes.
Os idosos são o grupo etário com maior risco. A frequência das quedas aumenta com a idade, devido ao declínio das capacidades físicas, cognitivas e afetivas. As suas consequências são frequentemente desastrosas pois implicam perda de autonomia, e consequentemente dependência de cuidadores na realização das atividades de vida.
Contudo, muitos acidentes deste tipo podem ser prevenidos. Estratégias de prevenção abrangentes podem reduzir o número de pessoas que caem, bem como minorar a gravidade das lesões que das quedas resultam.