Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Projetos no âmbito de geminações avançam em 2016 e 2017

Vão avançar ainda este ano e no próximo ano de 2017 vários projetos no âmbito das geminações que o próprio município e as freguesias de Sangalhos, Avelãs de Caminho e Moita, mantêm com cidades de outros países.
Na passada quinta-feira, dia 3, teve lugar nos Paços do Concelho, a receção a representantes das geminações que, entre o dia 29 de fevereiro e o dia 5 de março, estiveram no concelho. Uma presença a convite do município de Anadia e que serviu para delinear estratégias e projetos que ajudem a fortalecer os laços criados pelas geminações.

Cinco das oito cidades presentes. Ausentes apenas a representante da cidade de Jurmala – Letónia, que devido a um problema grave, teve de regressar de urgência à Letónia no mesmo dia em que chegou; de Anadia e Garibaldi (Brasil), que virão noutra ocasião, uma vez que estas cidades ser encontram, neste momento, em processos eleitorais. Por isso, tudo aponta para que possam estar em Anadia aquando de mais uma edição da Feira da Vinha e do Vinho que este ano se realiza de 18 a 26 de junho.
Assim, estiveram, agora em Anadia representantes de cinco das oito cidades geminadas: Boa Vista e São Lourenço dos Órgãos – Cabo Verde; Borders Sur Léchez; Chaize le Vicomte; St. Meme Les Carrier e Villecresnes – Fança.

Fortalecer laços e delinear projetos de parceria. Na ocasião, Jorge Sampaio, vice-presidente da autarquia anadiense, destacou a vontade de todos em se conhecerem melhor e preparar já algumas ações para 2016/2017, no sentido de fortalecer parcerias que se podem efetivar através de projetos conjuntos.
Também a edil Teresa Cardoso destacou a importância desta visita na consolidação das relações que se vão estabelecendo com estas cidades, mas sobretudo, a vontade de perceber se existe vontade de alargar alguns projetos de intercâmbio entre as cidades geminadas em áreas como a juventude, cultura, desporto, economia, entre outras.
A edil anadiense entende que é chegado o momento de perceber e analisar o tipo de intercâmbio que se pode estabelecer.
Programa dá a conhecer região. O vasto programa integrou uma visita aos serviços da Câmara Municipal, uma visita ao Museu do Vinho Bairrada (Anadia), receção nos Paços do Município, visita ao Centro Escolar de Sangalhos e ao Centro de Alto Rendimento de Anadia/Velódromo de Sangalhos, visita ao Bussaco e Cruz Alta, à Quinta do Encontro (S. Lourenço do Bairro), ao Aliança Underground Museum (Sangalhos) onde foi servido um jantar, visita ao Parque e Termas da Curia e passeio pedonal pelo centro de Anadia, visita a Aveiro, praias da Barra e Costa Nova e viagem de moliceiro pelos canais da cidade de Aveiro.
Catarina Cerca
catarina.i.cerca@jb.pt