Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Dia de São Jorge juntou mais de dois mil escuteiros na cidade

 

No passado domingo, dia 24 de abril, realizou-se, em Anadia, a atividade do Dia de São Jorge, o Patrono Mundial do Escutismo. Integrado nas comemorações dos 50 anos de atividade do Agrupamento 221 Anadia, o Dia de São Jorge trouxe este ano para a Anadia a grande família dos escuteiros da Região de Aveiro.
Logo pela manhã, começaram a chegar ao Parque Desportivo de Anadia dezenas de autocarros e veículos particulares que transportaram os escuteiros que participaram nesta atividade. Um tempo ótimo, um local de excelência, uma organização irrepreensível e a alegria de 2000 escuteiros foram ingredientes bastantes para uma magnífica festa escutista que todos contagiou, miúdos e graúdos, participantes, organizadores e também muitos outros que na altura por ali passavam.
A atividade iniciou-se com a receção dos contingentes e a abertura da atividade pelo Chefe do Agrupamento 221 Anadia, Luís Rocha e o Chefe Regional de Aveiro, José Carlos Santos, iniciando-se logo de seguida os Jogos Sem Videiras, com base no imaginário de que São Jorge teria provado de um famoso néctar produzido em terras da Bairrada e que lhe teria dado força para derrotar o terrível Dragão. A partir daí foi uma sequência de divertidíssimos jogos a simular o ciclo da vinha e do vinho, desde o seu plantio até à incontornável prova.
Após o almoço iniciou-se o tradicional desfile, que trouxe aquela pequena e engalanada multidão de escuteiros desde o Parque Desportivo, passando pela Praça do Município, até ao Anfiteatro do Vale Santo. Aqui realizou-se a Eucaristia presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, com uma lindíssima moldura humana a lotar os degraus do anfiteatro e com a participação do Coro do Agrupamento 141 de Águeda.
No final procedeu-se à entrega dos prémios aos vencedores dos jogos e das lembranças aos agrupamentos participantes. Cantaram-se os parabéns ao Agrupamento 221 Anadia pela passagem dos seus 50 anos, tendo-se depois iniciado o encerramento da atividade, onde o Chefe do Agrupamento, o Chefe Regional, o Chefe Nacional do CNE, Norberto Correia e a Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, deixaram algumas palavras de agradecimento e de estímulo para a boa continuidade do projeto escutista em Anadia e na Região de Aveiro.
Decorreu desta maneira uma extraordinária e inesquecível jornada do escutismo de Aveiro, preparada por uma empenhada equipa de dirigentes, pais e amigos do Agrupamento 221 Anadia e da FNA – Núcleo de Anadia e protagonizada por dois mil dedicados escuteiros de toda a Região de Aveiro.