Assinar
Anadia // Bairrada  

Curia: Estância termal com mais 10 dias de festa

A “Animação Curia 2016”, organizada pela Câmara Municipal de Anadia, com apoio da União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro e parceria de hoteleiros, teve início no passado dia 9 de julho e termina no dia 10 de setembro. São 18 dias de festa com entradas gratuitas, onde estão incluídos a Festa do Leitão e do Espumante e o 5.º Circuito da Curia, prova de ciclismo.
O evento conta com um aliciante programa recheado de espetáculos.
A “Animação Curia 2016” decorre há um mês e nos próximos dias 5, 6 e 7 de agosto, acontece a Festa do Leitão e do Espumante, no Parque das Merendas da Curia.
Organizada pela União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, a festa baseia-se “na apresentação do nosso leitão e espumante, que é o ex-líbris da região”, conta Óscar Ventura, presidente da União de Freguesias. Na sexta-feira atua a Banda XT, às 20h; no sábado há o cicloturismo, pelas 10h (inscrições: adulto 12 euros/criança 7 euros); às 16h atua a Raça Latina com Florival José e às 20h a Banda Boheme. No domingo, dia em que termina a Festa do Leitão e do Espumante, vai decorrer o 5.º Circuito da Curia, pelas 16h e às 18h volta a atuar a Raça Latina com Florival José. Às 20h atua o Duo Ricardo Silva.
No fim de semana seguinte continua a animação com a Banda Tempo, no sábado, dia 13, pelas 21h no Pharmacy Hostel. No dia 20 estão presentes os Fados de Coimbra, no Parque das Termas da Curia, às 21h, e no dia 21 a animação é feita pelo Professor Joia, às 16h, no Espaço Bairrada (Estação da Curia).
Para encerrar o mês de agosto, no dia 27, há o Bairrada Sunset, com Dj MR T, às 18h, no Espaço Bairrada.
A “Animação Curia 2016” termina em setembro.
No dia 3, pelas 21h, o Parque das Termas da Curia conta com a presença de António Chainho e Convidados: Rão Kyao, Nuno Guerreiro e Filipa Pais. O Rancho Folclórico Olhitos das Bairrada atua, no Largo Dr. Luís Navega, às 16h, no dia 4. O evento encerra com chave de ouro, ao som de Jazz. Será no dia 10 de setembro, pelas 21h, no Café Camelo/Quinabiba/D.João.
Óscar Ventura acredita que os três meses de animação na Curia vão trazer “mais divulgação da Curia e da nossa região em geral, assim como dos nossos produtos”.
O evento é uma forma de atrair mais turistas à aldeia termal, o que é sinónimo de “presença de mais pessoas”, refere o autarca.
Para finalizar, o presidente da União de Freguesias, apela a todos para que “visitem sempre a Curia, porque é uma terra lindíssima, saudável, de repouso agradável e muito acolhedora”.

V circuito da Curia

O 5.º Circuito da Curia tem lugar no próximo dia 7 de agosto, domingo, pelas 16h, e é destinado a ciclistas no escalão de Sub23.
A prova tem organização conjunta da União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro e Associação de Ciclismo da Beira Litoral. Vão estar presentes equipas nacionais, internacionais e clubes que terão de disputar em 15 voltas, 115.9 km. O circuito começa na Curia, no Largo da Estação, passa por Mata, Óis do Bairro, Horta, Mata novamente, Tamengos e termina onde começou. De referir que este circuito é um dos mais antigos do país. Foi suspenso durante alguns anos e regressou em 2012.

 

 

 
Susana Oliveira/Colaboradora