Eurogabinete

PROGRAMA PLURIANUAL PARA AS EMPRESAS E O ESPÍRITO EMPRESARIAL (2001-2005)

O Programa Plurianual para as Empresas e o Espírito Empresarial (2001-2005), dirige-se sobretudo às PME dos 15 Estados Membros, dos países da EEE e dos países candidatos.
Este programa tem por objectivo promover o crescimento e a competitividade das empresas europeias, dispondo para tal de uma verba de 450 milhões de euro. A maior percentagem desta verba será afecta a instrumentos financeiros, geridos pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), que visam facilitar o acesso das PME ao financiamento, estendendo-se ao domínio do capital de risco e das garantias.
Programa INTERREG: a União Europeia contribui com 119 milhões de euros a favor do espaço de cooperação transnacional “Espaço Atlântico”
Michel Barnier, Comissário responsável pela política regional, anunciou a aprovação pela Comissão Europeia de um programa para o espaço de cooperação “Espaço Atlântico”, a ser financiado pela iniciativa comunitária INTERREG III B. Este programa prevê uma contribuição da União Europeia de 119 milhões de euros.. Os principais objectivos do programa consistem em favorecer a coerência e a coesão do espaço, melhorar a competitividade económica do Espaço Atlântico a fim de ultrapassar as dificuldades decorrentes da sua localização periférica em relação às regiões mais centrais da União, encontrar regimes de desenvolvimento sustentável através de uma estratégia e de um desenvolvimento territorial integrados e harmonizar os objectivos sociais, económicos e ambientais, garantindo a preservação e a valorização das vantagens culturais, históricas e ambientais.

PERFORMANCE AMBIENTAL DO EQUIPAMENTO ELÉCTRICO E ELECTRÓNICO
A Comissão Europeia publicou recentemente um relatório sobre as conclusões de um seminário sobre a melhor forma de implementar o projecto de directiva que visa melhorar a performance ambiental do equipamento eléctrico e electrónico e assegurar a liberdade de circulação desse equipamento no mercado interno. O texto integral do referido relatório está disponível no seguinte endereço:
http://europa.eu.int/comm/enterprise/electr_equipment/eee/workshop.htm

BOLSA DE NEGÓCIOSO

portunidades de Cooperação Internacional entre Empresas

Indústria Madeira e Cortiça
Fabricante polaco de acessórios em madeira (caixas, tabuleiros, quadros, estantes, etc) deseja exportar os seus produtos e subcontratar a sua produção a empresa interessada. (Cj/2277)
Indústria Produtos Minerais não Metálicos
Empresa cubana procura parceiro investidor para desenvolver projecto na área da cerâmica (fabrico de material sanitário). (Cj/2281)
Indústria Produtos Metálicos, Máquinas, Equipamento e Material de Transporte
Empresa eslovena deseja importar maquinaria para o processamento de vegetais enlatados e centrifugação de sumos. (Cj/ 2276)
Empresa estónia fabricante de componentes para o sector da metalomecânica oferece os seus serviços de fresagem, estampagem e tornearia a empresa interessada. (Cj/2278)
Empresa dinamarquesa deseja contactar fornecedor de bombas de diafragma e de pistão. (Cj/2279)

Contacto:
Euro Info Centre Região Centro (EIC PT504)/
Comissão de Coordenação da Região Centro
Rua Bernardim Ribeiro, n.º 80
3000-069 Coimbra – Portugal
Tel: +351 239 400190 / 400199
Fax: +351 239 400194
Email: eic@ccr-c.pt
Homepage: http://www.ccr-c.pt//EIC

(10 Mai / 16:48)

Eurogabinete

Euro Gabinete

Jornada de “Portas Abertas”, de demonstração de boas práticas de Higiene, Saúde e Segurança no local de trabalho.

A Agência Europeia para a Saúde e Segurança no Local de Trabalho e a rede comunitária de Eurogabinetes encontram-se actualmente envolvidos num Projecto de Sensibilização e Diagnóstico de Prevenção em Higiene, Saúde e Segurança para PME’s Europeias, a decorrer em 2002 em 10 países da União Europeia.
O Eurogabinete da Região Centro da Comissão de Coordenação da Região Centro é o parceiro nacional do projecto e conta com o apoio das autoridades nacionais competentes nesta matéria, nomeadamente o Instituto para o Desenvolvimento das Condições de Trabalho.
Este projecto, que decorre até finais de Setembro de 2002, inclui uma Jornada de “Portas Abertas” numa PME que tendo desenvolvido acções na área de HSS, se disponibiliza a acolher e mostrar aos visitantes (PME’s, Organismos Públicos responsáveis de HSS, Responsáveis Políticos e Comunicação Social), com o envolvimento dos seus trabalhadores, as acções levadas a cabo, as eventuais soluções inovadoras encontradas e as vantagens que retirou dessas acções.
Em Portugal, está prevista a realização deste evento nas instalações da EFAPEL SA (Serpins – Concelho da Lousã), no dia 16 de Abril, pelas 14h00.
Para mais informações contactar o Eurogabinete da Região Centro.

Luta contra os atrasos de pagamento nas transacções comerciais

Em 8 de Agosto de 2000 foi publicada a Directiva 2000/35/CE do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece medidas de luta contra os atrasos de pagamento nas transacções comerciais. A Directiva irá entrar em vigor em 8 de Agosto de 2002.
A lógica económica que justifica a proposta da Comissão baseia-se no facto de uma em cada quatro falências se dever a atrasos nos pagamentos. Esta situação leva à extinção de cerca de 450 000 postos de trabalho por ano, que se vão somar aos elevados índices de desemprego na Europa. Além disso, todos os anos ficam por pagar dívidas no valor global de 23,6 mil milhões de euros, graças às falências causadas pelos atrasos de pagamento.
A directiva aplica-se a todas as transacções comerciais, ou seja, a todas as transacções efectuadas entre empresas ou entre empresas e autoridades públicas ou organismos que façam parte do sector público, que impliquem a entrega de mercadorias ou a prestação de serviços contra remuneração. A directiva não se aplica às transacções com consumidores.

REGIÃO CENTRO OLSA DE NEGÓCIOSO

Oportunidades de Cooperação Internacional entre as empresas

Software, Comunicações e Electrónica
Empresa alemã deseja contactar parceiro comercial interessado em distribuir software de gestão de qualidade e de informação. (Cj/2237)

Diversos

Empresa italiana deseja contactar importador de granitos. (Cj/2238)
Fabricante francês de produto de isolamento, termo e acústico, feito de bolas de polistireno deseja contactar agente/ distribuidor para os seus produtos. (Cj/2239)
Encontro Empresarial Interprise Woodworking 2002
O Eurogabinete de Malar Region – Suécia e o Eurogabinete para a Região Centro/ CCRC preparam a organização do Encontro Empresarial Interprise WOODWORKING 2002, que se realizará de 2 a 4 de Junho de 2002, em Satra Brunn – Suécia.
Este encontro empresarial, dirigido às empresas do sector das madeiras (madeira serrada, casas pré-fabricadas, acessórios e componentes, trabalhos de carpintaria e outros produtos, equipamentos/maquinaria para o sector e serviços relacionados), prevê a participação de cerca de 150 empresas de diversos países (Noruega, Holanda, Alemanha, Polónia, Espanha, Escócia, Estónia, Georgia, Rússia, África do Sul, Dubai e Suécia).

Contacto:
Euro Info Centre Região Centro (EIC PT504)/
Comissão de Coordenação da Região Centro
Rua Bernardim Ribeiro, n.º 80
3000-069 Coimbra – Portugal
Tel: +351 239 400190 / 400199
Fax: +351 239 400194
Email: eic@ccr-c.pt
Homepage: http://www.ccr-c.pt//EIC

(8 Abr / 15:24)

Eurogabinete

Convite à manifestação de interesse – Uma oportunidade para a comunidade científica europeia ajudar a preparar os primeiros concursos do 6º Programa- Quadro
Nos termos da Posição Comum adoptada pelo Conselho relativa ao sexto Programa-Quadro da Comunidade Europeia de acções de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração (IDT), para o período 2000-2006, a Comissão Europeia lança um convite à apresentação de manifestações de interesse em participar em acções de investigação em tópicos incluídos nas prioridades temáticas do 6º PQ.
A Comissão Europeia convida os interessados em apresentar propostas de “projectos integrados» ou de “redes de excelência» a enviar manifestações de interesse em participar em acções de investigação em tópicos que possam ser objecto de propostas para estes dois instrumentos.
As manifestações de interesse devem ser preparadas conforme indicado no guia dos candidatos e ser enviadas até ao dia 7 de Junho de 2002.

Prémio Europeu para os Empreendedores

Criado em 1990, Eurowards é o maior prémio europeu para principiantes. Empreendedores de mais de 25 países europeus participam todos os anos.
Este prémio europeu está aberto para principiantes em todos os sectores e é organizado em quatro categorias: Encorajamento, Semente, Princípio e Expansão.
Os fundos de capital de empreendimento coligados a Eurowards investirão em empresas com ambições europeias.
Os eventos de rede serão organizados nas regiões e nos países participantes com os parceiros locais.
Data limite para as inscrições: 31 de Agosto de 2002.

Oportunidades de Cooperação Internacional entre Empresas

Agroalimentar
Empresa italiana procura parceiro para desenvolver projecto na área da agricultura biológica. (Cj/2286)

Indústria Alimentação, Bebidas e Tabaco
Empresa argentina fabricante de chás, cafés, cacaus e frutos secos deseja contactar importador/ distribuidor para os seus produtos. (Cj/2285)

Indústria Química, derivados Petróleo, Carvão, Borracha e Plástico
Empresa belga que comercializa produto natural de limpeza, inovador/ biodegradável/ não tóxico, para embarcações de recreio deseja contactar distribuidor para os seus produtos. (Cj/2284)

Indústria Produtos Metálicos, Máquinas, Equipamento e Material de Transporte
Empresa eslovena deseja importar maquinaria para o processamento de vegetais enlatados e centrifugação de sumos. (Cj/ 2276)

Empresa dinamarquesa deseja contactar fornecedor de bombas de diafragma e de pistão. (Cj/2279)

Contacto:
Euro Info Centre Região Centro (EIC PT504)/
Comissão de Coordenação da Região Centro
Rua Bernardim Ribeiro, n.º 80
3000-069 Coimbra – Portugal
Tel: +351 239 400190 / 400199
Fax: +351 239 400194
Email: eic@ccr-c.pt
Homepage: http://www.ccr-c.pt//EIC

(22 Mai /17:24)

Leave a reply

Primeira Página

O JB no Facebook

Newsletter do Jornal da Bairrada

As notícias que contam, na sua caixa de email. Subscreva!

A sua subscrição foi recebida com sucesso!