Assinar
Águeda // Bairrada  

Águeda: serviços online da autarquia recebem três prémios nacionais

Decorreu no dia 20 de Maio, no Salão Nobre do Gabinete do Secretário de Estado da Administração Local, na Praça do Comércio, em Lisboa, a cerimónia de apresentação e entrega dos prémios e-municípios 2009, com o processo de modernização implantado na Câmara de Águeda a receber três prémios.

O prémio e-município 2009 veio reconhecer e premiar Águeda como um dos municípios portugueses que prestam melhores serviços online aos cidadãos. Estes prémios partiram de um estudo elaborado pela Direcção Geral da Administração Local (DGAL), tendo sido avaliados 10 serviços online prestados pelos 308 municípios portugueses, nas vertentes de acesso e navegação, personalização, disponibilidade e sofisticação.

A Câmara Municipal de Águeda fez-se representar na cerimónia pelo Chefe de Gabinete da Presidência, Edson Santos, tendo recebido o Prémio Disponibilidade 2009, correspondente ao 2.º lugar atrás da Câmara de Almada e à frente de 306 municípios portugueses, para além do prémio Maturidade (3.º lugar) e Sofisticação (7.º lugar) que confirmam a Câmara Municipal de Águeda no top ten nacional.

O estudo elaborado pela DGAL analisou em pormenor o acesso e a navegação nos sítios dos municípios, a personalização (existência ou não de área de acesso reservado e de conteúdos em diversos idiomas), a disponibilidade (possibilidade de acesso a um conjunto de serviços e processos) e o nível de sofisticação dos serviços disponibilizados.

O estudo concluiu ainda que a possibilidade de personalização dos sítios em função do perfil do visitante é reduzida, assim como a uniformização entre as várias páginas online dos diferentes municípios. Como conclusões, os técnicos que participaram neste trabalho destacam que, tanto na área da disponibilidade, como na da sofisticação, os sítios das autarquias portuguesas têm ainda “elevado potencial de melhoria”.

Com estes prémios a Câmara Municipal de Águeda volta a ser reconhecida pelo seu esforço em prestar mais e melhores serviços aos munícipes e empresas de Águeda, sendo cada vez mais um parceiro para o desenvolvimento sustentado do território onde se insere.