Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Cantanhede: Universidade Aberta promove qualificação

O município de Cantanhede dispõe de um Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb), a universidade pública de ensino a distância portuguesa.
A estrutura, instalada na Biblioteca Municipal, destina-se a acolher os estudantes e formandos da UAb de Cantanhede e tem ainda como atribuição colaborar na oferta de programas especiais de formação ao abrigo de acordos com as instituições locais.
A criação do CLA – UAb de Cantanhede surgiu na sequência de diligências efectuadas pela Câmara Municipal e está protocolado num acordo celebrado, em 27 de Março de 2009, pelo presidente da Câmara, João Moura, e pelo Reitor da instituição de ensino superior, Carlos Reis.
O protocolo estabelece as condições de cedência, por parte da autarquia, das instalações, dos equipamentos e dos meios de manutenção, tendo sido da responsabilidade da Universidade Aberta a nomeação da coordenadora do Centro Local de Aprendizagem.
O CLA – UAb visa promover acções de Aprendizagem ao Longo Vida, devidamente enquadradas nas necessidades de formação e qualificação da região. Com o intuito de apoiar os estudantes da UAb residentes no município, o centro dispõe de uma sala de exames com capacidade para 150 lugares, uma sala de informática equipada com serviços de videoteca, para visionamento de grupo ou individual, e um espaço para eventos. Além disso, o CLA integra a rede do Centro de Documentação/Biblioteca Central da Universidade, facilitando o acesso à livraria online.