Assinar


Aveiro // Região  

Aveiro assinala 21.º aniversário sobre os direitos das crianças

A Câmara Municipal de Aveiro assinala o “21.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança”que irá decorrer de 12 a 20 de Novembro em vários espaços da cidade.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, pela Comissão de Protecção de Crianças de Jovens de Aveiro e pela Universidade de Aveiro, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas do Concelho de Aveiro, o programa das comemorações do “21.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança” tem por objectivo organizar um conjunto de iniciativas dirigidas às crianças e jovens de modo a contribuir para o reconhecimento dos seus direitos, designadamente o direito à participação em questões respeitantes ao exercício da cidadania, em prol de uma sociedade mais justa.

Neste sentido, serão desenvolvidas diversas actividades de 12 a 20 de Novembro, das quais destacamos a Conferência Inaugural “O Superior Interesse da Criança, a Audição e a Não Discriminação das crianças e jovens, enquanto desafios aos actores locais” no dia 12 de Novembro, às 18.30 horas, no Museu Arte Nova. A sessão irá contar com as participações de Armando Leandro da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Madalena Marçal Grilo do Comité Português para a UNICEF e Liliana Sousa da Universidade de Aveiro.

A 16 de Novembro, será promovido o Fórum Local “Projecto de Voluntariado: uma cidadania sustentável” entre as 10.00 e as 18.00 horas, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

No dia 18 de Novembro, às 15.00 horas, no Teatro Aveirense, terá lugar o Testemunho de Shena Asana Ganu “Ex-Criança Soldado” promovido pela Aministia Internacional.

Durante mais de uma semana, estarão patentes várias exposições, serão desenvolvidas diferentes tertúlias, conferencias, encenações, debates, entre outras acções.

Aveiro é um dos 13 Municípios Portugueses que aceitou o compromisso de implementar o Programa Cidades Amigas das Crianças, tendo subscrito o Protocolo de Cooperação com o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e o Comité Português da UNICEFFF, em Junho de 2007.