Assinar
Águeda // Bairrada  

Católica do Porto promove sustentabilidade em Águeda

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica do Porto, em conjunto com a Câmara Municipal de Águeda, promove o fórum “Águeda 21 – Dez objectivos para Águeda mais Sustentável”. O evento decorre na próxima quarta-feira, 17 de Novembro, na Escola Secundária Marques Castilho (Águeda) e integra o projecto “Agenda 21 Local de Águeda”, no qual autarquia, cidadãos e organizações trabalham em conjunto para elaborar estratégias locais de desenvolvimento.
A sessão arranca com a apresentação do Estado de Sustentabilidade de Águeda 2010, um documento elaborado pela Católica do Porto. O estudo apresenta o grau de cumprimento de cada um dos 10 temas fulcrais para o desenvolvimento sustentável local analisados em Águeda, bem como os pontos fortes e as potencialidades da região. Posteriormente, realizar-se-á um debate alargado, com vista a definir os 10 objectivos que o concelho pretende adoptar para se tornar mais sustentável, a nível económico, social e ambiental.

O que é a Agenda 21 Local?
O projecto Agenda 21 Local nasceu em 1992 na Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro e promovida pelas Nações Unidas. Com a participação de cerca de duas centenas de governos, entre os quais Portugal, trata-se de um processo que procura unir a protecção do ambiente com o desenvolvimento económico e com a coesão social. Recorde-se que nos últimos 10 anos, a ESB assumiu a coordenação das Agendas 21 Locais promovidas pelas autarquias de São João da Madeira, Santo Tirso, Seia, entre outras.